Lobão diz que construção de siderúrgica no Maranhão traria benefícios para todo o país



 O senador Edison Lobão (PFL-MA) afirmou nesta segunda-feira (19), em discurso no Plenário, que o povo maranhense luta há 30 anos para que o governo federal construa uma siderúrgica na capital do estado, São Luís. De acordo com o senador, a capital maranhense é uma das cidades do mundo mais propícias para a construção de uma siderúrgica, devido à geografia favorável e à existência de porto e ferrovia modernos e eficientes. Ele disse que o Brasil, com a construção da siderúrgica, em vez de exportar minério de ferro poderia exportar o ferro já manufaturado, com preço quatro a cinco vezes maior.

- Deixo aqui a voz do Maranhão de protesto contra a indiferença dos governos federais: não apenas um, mas vários viraram as costas a esse interesse fundamental do meu estado e, por conseqüência, do Brasil - afirmou Lobão.

Lobão afirmou que um estudo internacional classificou a localização geográfica da capital maranhense como uma das melhores do mundo para a construção de uma siderúrgica. O senador informou que, no início da década de 1980 a companhia Alcoa (uma das maiores produtoras de alumínio do mundo) montou em consórcio uma indústria em São Luís, a Alumar.

Graças à instalação da Alumar no Maranhão e da Albrás no Pará, disse o senador, foi possível a construção da hidrelétrica de Tucuruí, que não tinha consumidor e passou a tê-los. A chegada da Alumar também possibilitou a construção de uma ferrovia "que é a mais moderna do Brasil", conforme Lobão, o que permite que a mina de Carajás e outras na região forneçam matéria prima para a empresa.

Atualmente, destacou Lobão, a Alumar é a segunda maior indústria do ramo no mundo, e produz o alumínio mais barato do planeta. Para o senador, uma siderúrgica no estado seria tão viável, rentável e produtiva quanto a indústria de alumínio.

Em apartes, os senadores Marco Maciel (PFL-PE), Augusto Botelho (PT-RR), Almeida Lima (PMDB-SE) e Heráclito Fortes (PFL-PI) elogiaram o pronunciamento do colega. Maciel disse que o Porto do Itaqui, em São Luís, é "um porto de referência internacional". Augusto Botelho lembrou que a construção de siderúrgicas no Espírito Santo proporcionou geração de empregos e renda. Almeida Lima afirmou que a siderúrgica poderia "alavancar o desenvolvimento" do Maranhão. O senador aproveitou para elogiar a proposta de Lobão de convocar plebiscito sobre a criação de um novo estado, o Maranhão do Sul. Essa proposta também foi elogiada por Heráclito Fortes.

19/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maranhão poderá receber siderúrgica e refinaria, diz Lobão

Lobão anuncia lançamento de site com imagens cartográficas de todo o Maranhão

Especialista diz que abertura estrangeira traria benefícios

Lobão afirma que Maranhão será um dos estados mais desenvolvidos do país

Inácio Arruda comemora acordo para construção de siderúrgica no Ceará

Inácio Arruda comemora acordo para construção de siderúrgica no Ceará