Lobão aponta necessidade de "salto qualitativo" no crescimento econômico
Lobão fez um retrospecto do Plano Real e das conquistas que obtidas na área de educação, como a prioridade para a universalização do acesso ao ensino fundamental. Elogiou também o setor agrícola, que superou a marca de 94 milhões de toneladas de grãos no ano-safra 2000/2001. E mencionou, ainda, a consolidação da democracia.
Segundo Lobão, analistas de Wall Street e governos estrangeiros sabem da força do Brasil hoje na política e economia mundiais.
- A economia brasileira é duas vezes maior do que a da Rússia, quase tão grande quanto a da China e o dobro da indiana. Em 2001, o Brasil representa o quinto país do mundo em poder de paridade de compra (US$ 1 trilhão), ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Japão, China e Alemanha disse o senador, citando estudo do Council on Foreign Relations.
Para o futuro, Lobão prevê o amadurecimento do processo democrático e o florescimento da economia, desde que todos lutem para atingir essas metas. O Congresso Nacional tem oferecido à Nação e ao governo federal, disse, substancial colaboração com a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal e a votação das propostas orçamentárias com seriedade para garantir equilíbrio econômico e financeiro.
- É justamente esse equilíbrio que nos proporcionará as condições para os investimentos nacionais e estrangeiros, em todos os setores, especialmente na área social. Espero que os futuros dirigentes desta Nação, a serem escolhidos pelo povo no próximo ano, estejam imbuídos desses mesmos propósitos de assegurar a estabilidade em todos os setores - concluiu.
09/11/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Brasil está maduro para salto qualitativo em defesa nacional, afirma Jobim
Edison Lobão defende retomada do crescimento econômico
Lobão: Lula reeditou promessa de crescimento econômico
Lobão defende crescimento econômico com controle das contas públicas
Estudo aponta crescimento do mercado de cartões de crédito e necessidade de regulamentação do setor
Marconi Perillo aponta explosão de crescimento econômico em Goiás