Edison Lobão defende retomada do crescimento econômico
Ao registrar que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou pesquisa apontando que o desemprego chegou a 13% da população economicamente ativa brasileira e a 26,3% entre os jovens de 16 a 24 anos, o senador Edison Lobão (PFL-MA) defendeu a retomada do crescimento econômico para gerar empregos e aumentar a renda e a poupança do país.
Concordando com declarações do chefe da Casa Civil, José Dirceu, Lobão opinou que a sociedade brasileira espera muito mais dos bancos no que diz respeito ao cumprimento de sua função econômica e social. Ele pediu ao sistema bancário nacional que contribua de maneira mais firme para o crescimento, aumentando a participação do crédito na produção do país.
- O chamado spread bancário continua muito alto no Brasil, o que faz com que o bom pagador seja punido e acabe pagando pela inadimplência de outros, já que no Brasil não temos listagem de bons pagadores; temos, sim, de maus pagadores, de pessoas que estão com os nomes nos serviços de proteção ao crédito e instituições semelhantes - afirmou Edison Lobão.
Na avaliação do senador pelo Maranhão, cabe ao Banco Central assumir as medidas que estimulem de forma efetiva os bancos privados a reduzirem suas taxas básicas para os tomadores finais dos empréstimos, quer sejam pessoas físicas ou empresas. Ele sugeriu a redução dos depósitos compulsórios dos bancos e dos tributos que incidem sobre as operações financeiras.
06/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias defende a retomada do crescimento econômico
Valmir Amaral defende retomada do crescimento econômico e mudanças no Programa Primeiro Emprego
Lobão defende crescimento econômico com controle das contas públicas
Ideli ressalta retomada do emprego e do crescimento econômico
CAE DISCUTE RETOMADA DO CRESCIMENTO ECONÔMICO COM TÁPIAS E CALABI
Mercadante: Congresso pode aprofundar a retomada do crescimento econômico