Lobão comenta análise da revista Exame sobre obstáculos ao crescimento brasileiro
O senador Edison Lobão (PFL-MA) comentou nesta quinta-feira (8) análise feita pela revista Exame sobre os maiores obstáculos ao crescimento da economia brasileira. O estudo foi elaborado a partir de dados e opiniões de dezenas de especialistas brasileiros e estrangeiros coordenados pela consultoria internacional McKinsey e ocupou quatro edições consecutivas da revista, nos meses de agosto e setembro de 2006.
Lobão assinalou que o estudo não aponta apenas as dificuldades, mas também apresenta propostas para superar o entrave econômico através de um "plano de país", que exigiria indefinida continuidade.
- Tal estudo - tomando como referência a comparação da nossa economia com a dos Estados Unidos - seguramente terá sido examinado pelos autores do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, anunciado pelo presidente da República. O PAC não pôde acolher muitas das sugestões alvitradas pelo estudo, mas seguramente recebeu sua influência para as decisões finais - acrescentou.
O senador disse que a análise de Exame aponta as deficiências macro-econômicas e as carências na infra-estrutura como duas das quatro principais barreiras que respondem por 2/3 das diferenças de renda entre o Brasil e os Estados Unidos. Ele disse que as outras duas barreiras são a informalidade e a precariedade dos serviços públicos, com destaque para a insegurança jurídica e o excesso de burocracia.
- Um relatório recém divulgado pelo Banco Mundial mostra que as empresas brasileiras precisam de quatro vezes mais funcionários do que a média mundial para administrar o pagamento correto de impostos, que atingem 38% do PIB nacional. São 62 tributos e 3.200 normas que regem as empresas. No México, 27 tributos e 520 normas.08/02/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Papaléo comenta análise de banco americano sobre o Brasil
Lobão diz que aceita e não comenta decisão do STF sobre Mesa do Congresso
Lobão comenta relatório do Ministério do Meio Ambiente sobre mudanças climáticas
LÚCIO ALCÂNTARA FAZ ANÁLISE SOBRE CRESCIMENTO ECONÔMICO E ESTABILIDADE
Sibá comenta avaliação da área ambiental no governo Lula feita pela revista Época
Extinção de exame da OAB em análise por comissão