Lobão defende incentivo a pesquisadores da Embrapa



Dificuldades que vão de baixos salários à falta de equipamentos necessários ao desenvolvimento de estudos levaram o senador Edison Lobão (PFL-MA) a defender, nesta segunda-feira (dia 9), a concessão de incentivos aos pesquisadores brasileiros, especialmente os da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e a divulgação dos êxitos alcançados por eles.

Lobão lembrou que os pesquisadores da Embrapa são responsáveis por dezenas de descobertas de processos inéditos para aproveitamento econômico, enriquecimento e conservação de alimentos com produtos genuinamente nacionais, que poderiam baratear a alimentação dos brasileiros e a merenda escolar.

- No entanto, poucas descobertas despertaram o interesse das nossas indústrias, levando desânimo aos cientistas. Um deles resumiu o problema da seguinte maneira: se o governo federal demonstrasse real atenção para essas descobertas, que interessam sobremodo à nossa economia e ao bem-estar da população, todas elas seriam amplamente aproveitadas - afirmou o senador.

Outra pesquisa de sucesso da Embrapa apontada por Lobão, foi o nascimento do primeiro animal clonado brasileiro, uma bezerra da raça Simental que recebeu o nome de Vitória. "Resultado da tecnologia de transferência nuclear, essa clonagem foi o primeiro passo para o Brasil dominar essa tecnologia, que constitui a base da aplicação prática da transferência nuclear nos programas de conservação e melhoramento animal", explicou.

O senador recordou que as pesquisas de reprodução animal na Embrapa iniciaram-se em 1984, com o objetivo de viabilizar o Banco de Germoplasma. Lobão revelou que estudos de simulação demonstraram que a combinação da clonagem com as demais técnicas de multiplicação animal permitirá obter, em um ano, o ganho genético equivalente a 12 anos de seleção e multiplicação pelos métodos tradicionais. Ele disse ainda que o domínio dessa tecnologia possibilitará a reprodução acelerada de animais geneticamente superiores, a evolução de pesquisas de transgenia animal e a reprodução de raças animais ameaçadas de extinção no Brasil.

09/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lobão defende incentivo para sistema de cooperativas

Pesquisadores da Embrapa descobrem nova bactéria

Pesquisadores da Embrapa participam de encontro na Colômbia

Pesquisadores e técnicos da África participam de capacitação na Embrapa

Governo chinês quer enviar pesquisadores ao País para acompanhar estudos da Embrapa

Lobão propõe incentivo a empresas para contratações