Pesquisadores e técnicos da África participam de capacitação na Embrapa



O II Curso Internacional de Manejo da Cultura do Arroz, que será realizado desta terça-feira (15) ao próximo dia 24, reúne pesquisadores e técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Senegal, Guiné-Bissau e da Mauritânia (África). O curso será ministrado na sede da Embrapa Arroz e Feijão, situada a 30 km de Goiânia (GO), no município de Santo Antonio de Goiás.

O objetivo é atender projetos de cooperações bilaterais entre o Brasil e a África, viabilizando treinamentos de técnicos, transferência de conhecimentos e tecnologias relacionadas com o arroz de terras altas e arroz irrigado, além de proporcionar trocas de experiências entre países envolvidos na produção dessa cultura.

A parceria de cooperação internacional firmada pelos governos do Brasil e da África tem na Embrapa, por meio de sua Secretaria de Relações Internacionais (SRI) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, a executora de ações de transferência de tecnologia.

O arroz é um produto de extrema importância na alimentação mundial sendo consumido principalmente in natura e também transformado em farinha, óleo, farelo, bolos, doces e outros subprodutos derivados do arroz.

No momento, o que os produtores da África necessitam é tornar a produção mais eficiente e também identificar novas formas de aproveitamento do cereal. Na programação do curso estão previstos temas relacionados ao produto “dentro da porteira” – implantação e manejo da cultura – e, “após a porteira” - pós colheita, cozinha experimental com produtos e subprodutos do arroz. Também estão previstos visitas ao Escritório de Negócios de Goiás (SNT) e à comunidade quilombola do Cedro, município de Mineiros (GO).

“Esta visita à comunidade quilombola tem dupla finalidade: o contato com a produção de arroz em condições de agricultura familiar e, considerando as origens dos participantes do curso, o intercâmbio cultural”, destacou Raimundo Rabelo, analista da Transferência de Tecnologia da Embrapa Arroz e Feijão.


Embrapa Arroz e Feijão

A Embrapa Arroz e Feijão tem participado de acordos de cooperações internacionais e desenvolvido projetos de colaboração para a transferência de conhecimentos e 

tecnologias para o desenvolvimento da rizicultura em diversos países da América Latina, da África e do Caribe.

Essa iniciativa está em consonância com a política do governo federal de apoio tecnológico a países em desenvolvimento e em situações que requerem forte investimento na segurança alimentar.

 

Fonte:
Embrapa



15/03/2011 14:53


Artigos Relacionados


Pesquisadores da Embrapa participam de encontro na Colômbia

Técnicos do Progestão participam de capacitação em Brasília

Pesquisadores divulgam políticas de proteção social em encontro na África do Sul

Pesquisadores da Embrapa descobrem nova bactéria

Lobão defende incentivo a pesquisadores da Embrapa

Pesquisadores do Instituto Mamirauá recebem capacitação