LOBÃO DIZ QUE BRASIL PRECISA EXPORTAR MAIS



O senador Edison Lobão (PFL-MA) fez um alerta, nesta segunda-feira (dia 6), para a necessidade de o Brasil exportar mais, afirmando que as economias semelhantes à brasileira exportam, em média, 20% de seu PIB, enquanto o Brasil exporta apenas 5%. Nos últimos anos, a participação brasileira nas exportações mundiais, segundo o senador, decaiu de 1,84% em 1984, para 0,95% no ano passado.
Para aumentar as exportações, frisou o senador, é preciso melhorar a competitividade dos produtos. Ele lembrou que entre os 44 produtos manufaturados de maior valor de compra, o Brasil oferece apenas nove. "Nos últimos dez anos, enquanto as exportações no mundo aumentaram em 74%, as nossas não ultrapassaram 48%", lementou.
Lobão criticou o que chamou de "um verdadeiro cipoal de leis", no Brasil, no que diz respeito às exprotações. "Existe uma série de restrições de caráter tributário que, na prática, inviabilizam as exportações. O Sindicato da Micro e Pequena Indústria de São Paulo afirma que, para exportar US$ 1000, o empresário precisa gastar US$ 476 com a burocracia. Isso simplesmente inviabiliza os negócios em pequena escala".
- Precisamos nos conscientizar de que um aumento das exportações, mesmo ao peso de sacrifícios orçamentários, terá como consequência imediata o aumento de nossas divisas, o que é crucial para defender o país das crises externas. Além disso, as exportações capitalizam as empresas, protegendo-as contra as quedas na demanda interna. Por fim, as exportações levam a uma ampliação do número de empregos - argumentou.
O senador pelo Maranhão afirma que o Brasil vive, nesse momento, expectativas otimistas para o aumento das exportações. "Além da liderança do presidente Fernando Henrique, a cúpula administrativa reune ministros como Pedro Malan (Fazenda), Alcides Tápias (Desenvolvimento e Comércio Exterior) e Pratini de Moraes (Agricultura) que, com sua experiência, já terão diagnosticado os tropeços vividos pela exportação. Unindo seus talentos, saberão conceber uma política ágil que alavanque a exportação brasileira", conclui Lobão.

06/12/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil precisa exportar mais, afirma Valdir Raupp

Lobão diz que Brasil precisa de mais escolas técnicas

LOBÃO DIZ QUE GOVERNO PRECISA SE PREOCUPAR MAIS COM A AGRICULTURA

Brasil precisa de mais UTIs, diz Paulo Davim

Brasil precisa esforçar-se mais na educação, diz Ricardo Santos

Humberto Costa diz que o Brasil precisa de mais profissionais de saúde