Lobão elogia anúncio de criação de escolas técnicas em todo o Brasil



O senador Edison Lobão (DEM-MA) ocupou a tribuna do Plenário nesta sexta-feira (5) para elogiar a iniciativa do governo federal de criar, no próximo ano, 70 novas escolas técnicas em todo o país, além de outras 150 até 2010. Para o parlamentar, o anúncio feito por integrantes do Poder Executivo representa o que "parece (ser) o instante em que a Administração (Pública) se dá conta da importância desse ensino".

No pronunciamento, Lobão informou que o Ministério da Educação (MEC) anunciou ainda que as obras dessas primeiras 70 escolas técnicas devem começar já em janeiro de 2008, mesma época em que devem ser realizados os concursos de admissão, para que, já no segundo semestre do ano, possam ter início as aulas.

- Essa é uma notícia auspiciosa que merece da nossa parte o aplauso. Todavia, devemos estar atentos para que tais medidas sejam efetivamente executadas, correspondendo às expectativas da população brasileira - afirmou o senador pelo Maranhão.

Lobão lembrou ainda que o MEC vai aplicar R$ 750 milhões na construção dessas escolas, até 2010, em 150 municípios de todos os estados brasileiros. Essa obra faz parte, segundo informou, da segunda fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Explicou ainda que outros R$ 500 milhões serão destinados, anualmente, para o custeio e salários de professores e funcionários e, em contrapartida, os municípios terão apenas que doar o terreno para as obras.

- O Brasil precisa resgatar essa dívida que ainda remanesce para com o setor de escolas técnicas. Ao longo das décadas, os investimentos na ampliação dessa rede de ensino foram insuficientes e carentes de programação. Esperamos e desejamos que tal situação se inverta, pois é uma exigência dos que aspiram à valorização dos setores que muito podem oferecer aos avanços perseguidos pelo nosso país - concluiu o Lobão.

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que já foi ministro da Educação, lamentou que, nessa área, o governo tenha optado por priorizar o ensino superior.

- Não há jeito de ter ensino superior de qualidade enquanto o ensino básico está deficiente. O esforço maior do governo tem que ser para o ensino básico, que está deficiente. Precisamos do máximo de escolas técnicas para fortalecer o ensino de base e o ensino médio - destacou Cristovam, para quem o ensino profissional deve estar interligado ao ensino médio.

05/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lobão elogia criação de 70 escolas técnicas no Brasil em 2008

Lobão diz que Brasil precisa de mais escolas técnicas

Parlamentares discutem acordo entre Brasil e Uruguai sobre criação de escolas técnicas

CE aprova criação de escolas técnicas no DF

CE vota criação de escolas técnicas federais

CE aprova criação de escolas técnicas no DF e em Goiás