LOBÃO HOMENAGEIA BANCO DO NORDESTE PELOS 45 ANOS
Os 45 anos de existência do Banco do Nordeste, que serão completados amanhã (dia 19), foram registrados hoje (dia 18) pelo senador Edison Lobão (PFL-MA), que elogiou a fase de "grande efervescência laboral"vivida atualmente pelo banco, sob a presidência de Byron de Queiroz.
Segundo o senador, a nova administração elaborou, recentemente, uma larga pesquisa sobre as atividades econômicas mais representativas de dezenas de municípios nordestinos, examinando as vocações locais por setores, ramos e produtos. Tal trabalho, disse, irá facilitar as ações do próprio banco, dos governos estaduais e das prefeituras, pois apresenta diretrizes fundamentadas sobre os segmentos que têm oportunidade de se desenvolver com êxito no mercado.
Edison Lobão informou que o estudo visou à reordenação da rede, como parte do processo de mudança de toda a dinâmica organizacional da empresa, buscando centrar suas ações no mercado e entendendo como cliente-alvo os agentes produtivos da região. Disse ainda que todos os estados do Nordeste, incluindo o Maranhão, tiveram seus municípios cadastrados com prioridades hierarquizadas, de acordo com suas potencialidades.
- As linhas operacionais vêm sendo reformuladas e seguem as diretrizes do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, buscando inserir a região Nordeste, de forma crescente e em termos participativos, na retomada do desenvolvimento - ressaltou o senador.
Lobão assinalou que o apoio prestado pelo BNB visa impulsionar o desenvolvimento sustentável do Nordeste, por estar autorizada a operar em todas as carteiras permitidas às instituições financeiras.
Ele acrescentou que a liderança e o pioneirismo do Banco do Nordeste ganham destaque na posição ocupada no ranking levantado pela Febraban. Numa relação de 34 bancos, que exclui o Banco do Brasil, a instituição detém 30% dos empréstimos globais do setor rural, "em que pese a seletividade da sua atuação, restrita à mais empobrecida das regiões".18/07/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Botelho homenageia o Banco do Brasil pelos seus 200 anos
LOBÃO DESTACA IMPORTÂNCIA DOS INVESTIMENTOS DO BANCO DO NORDESTE
Lobão pede ao governo para não extinguir Banco do Nordeste
Congresso homenageia PMDB pelos 46 anos
Sessão homenageia SUS pelos seus 21 anos
Mesquita Júnior homenageia Botafogo pelos 100 anos