Lobão homenageia o servidor público e pede respeito à categoria
O senador Edison Lobão (PMDB-MA) prestou homenagem ao servidor público em pronunciamento nesta quinta-feira (11), sustentando a necessidade do reconhecimento da categoria que, conforme afirmou, vem sendo culpada pelas mazelas do país, "embora sua maioria esmagadora tenha mostrado sua capacidade e competência".
Antecipando o Dia do Servidor, que transcorre a 28 de outubro, Lobão exaltou o funcionalismo, ressaltando conquistas alcançadas no governo Getúlio Vargas até a Constituição de 1988, quando foi estabelecida a obrigatoriedade do concurso público para ingresso na carreira. Além disso, citou a Lei 8.112, de 1990, que instituiu o Regime Jurídico Único do funcionalismo e a regulamentação das carreiras de Estado.
Edison Lobão recordou a história funcionalismo público no Brasil, desde a chegada de Pero Vaz de Caminha - servidor do Império que relatou a viagem ao Rei dom Manoel - passando por grandes nomes da literatura e da política que foram funcionários públicos. Entre eles, citou os escritores Machado de Assis, Graciliano Ramos, Carlos Drummond de Andrade e Juscelino Kubistchek.
11/10/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Edison Lobão homenageia servidor e pede reconhecimento à categoria
Vanessa Grazziotin homenageia professores e pede valorização da categoria
Mozarildo homenageia servidor e pede estímulo à carreira pública
ESTEVÃO PEDE GESTO DO GOVERNO EM FAVOR DO SERVIDOR PÚBLICO
Lobão homenageia Velloso e pede reforma do Judiciário
Lobão pede urgência para realização de concurso público de policiais rodoviários