Edison Lobão homenageia servidor e pede reconhecimento à categoria



O senador Edison Lobão (PMDB-MA) prestou homenagem ao servidor público em pronunciamento nesta quinta-feira (11), sustentando a necessidade do reconhecimento da categoria que, conforme afirmou, vem sendo culpada pelas mazelas do país, "embora sua maioria esmagadora tenha mostrado sua capacidade e competência".

Antecipando o Dia do Servidor, que transcorre em 28 de outubro, Lobão exaltou o funcionalismo, ressaltando conquistas alcançadas no governo Getúlio Vargas até a Constituição de 1988, quando foi estabelecida a obrigatoriedade do concurso público para ingresso na carreira. Além disso, citou a Lei 8.112, de 1990, que instituiu o Regime Jurídico Único; e a regulamentação das carreiras de Estado.

O senador recordou a história do funcionalismo público no Brasil, desde a chegada de Pero Vaz de Caminha - servidor do Império que relatou a viagem de Pedro Álvares Cabral ao Brasil ao rei dom Manuel - passando por grandes nomes da literatura e da política que foram funcionários públicos. Entre eles, citou os escritores Machado de Assis, Graciliano Ramos e Carlos Drummond de Andrade, além de Juscelino Kubitschek.

- Devemos então, deixar claro no dia do servidor, que respeitamos sua atuação, suas atividades e sua participação no bom desempenho do Estado - finalizou o parlamentar pelo Maranhão.



11/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lobão homenageia o servidor público e pede respeito à categoria

EDISON LOBÃO HOMENAGEIA MOVIMENTO DE ESCOTEIROS

Edison Lobão homenageia centenário de nascimento de Victor Civita

EDISON LOBÃO PEDE INCENTIVOS ÀS EXPORTAÇÕES

Edison Lobão pede recuperação de rodovias federais no Maranhão

Edison Lobão pede que CCJ vote matérias com maior rapidez