Lobão quer que aposentado receba perto de casa



O senador Edison Lobão (PFL-MA) elogiou nesta segunda-feira (17) iniciativa da Caixa Econômica Federal (CEF) de transformar em postos de pagamento de benefícios previdenciários lojas de cidades pequenas desprovidas de bancos. O senador informou ter apresentado na semana passada projeto de lei obrigando a Previdência Social a ter, até 2003, postos de atendimento a não mais de 15 quilômetros da residência dos segurados. Até 2005, os postos não poderão estar a mais do que cinco quilômetros. O senador vê tanto o projeto dele quanto a iniciativa da Caixa como medidas complementares.

- Em muitos casos, os idosos sofrem com a distância que precisam percorrer para receber seus benefícios. Meu projeto obrigará o governo federal a tomar iniciativa para minorar esse sofrimento - afirmou.

Quanto ao programa da CEF, o senador informou que projeto piloto foi inaugurado em Solidão, Pernambuco, onde 750 aposentados receberão benefícios em uma padaria. Lobão elogiou a iniciativa, considerada por ele "criativa".

Em aparte, o senador Waldeck Ornélas (PFL-BA) afirmou que a Caixa Econômica sempre mostrou-se receptiva às inovações. Para Ornélas, a medida vai acabar com o problema de recebimento de benefícios por parte de aposentados rurais. O senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM) elogiou tanto o projeto de Lobão quanto a medida da Caixa e lembrou a dificuldade pela qual passam os aposentados da Amazônia moradores de municípios distantes, que enfrentam até três dias de viagem para receber benefícios.

17/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Encontre o Poupatempo mais perto da sua casa

Aécio Neves quer que União receba menos por recursos do petróleo

Número de moradias viabilizadas pelo Casa Paulista chega perto de 43 mil

Santos quer "acompanhar de perto" compra da Garoto

Lúcia Vânia quer Ouvidoria do Senado mais perto dos brasileiros

Rosalba quer proteger emprego de trabalhador que estiver perto de se aposentar