Santos quer "acompanhar de perto" compra da Garoto
A compra do controle acionário da fábrica de chocolates Garoto pela multinacional suíça Nestlé foi abordada pelo senador Ricardo Santos (PSDB-ES), que manifestou seu apoio a requerimento apresentado pelo senador Paulo Hartung (PSB-ES) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), no qual ele solicita a realização de audiência pública para ouvir João Grandino Rodas, presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre as condições estabelecidas pelo órgão para a efetivação da aquisição. "A transferência de seu controle acionário precisa ser acompanhada de perto pelos parlamentares brasileiros e capixabas", alertou.
Segundo Ricardo Santos, a Nestlé passa a dominar 53% do mercado de chocolates no Brasil e a venda da Garoto deixou os capixabas apreensivos quanto ao futuro da marca, da empresa e de seus funcionários. "A venda da Garoto foi o último ato de uma disputa acionária que tirou do comando da empresa, em dezembro de 1998, Helmut Meyerfreund e vários gerentes e funcionários de sua confiança", acrescentou.
O senador Paulo Hartung lembrou o caso da fusão de várias cervejarias que resultou na Ambev e defendeu a necessidade de garantir uma concorrência sadia. Ele disse que são mais de 70 anos de existência e de sucesso comercial. "A Garoto manteve-se forte no mercado mesmo após a abertura para produtos importados", afirmou.
O senador Lindberg Cury (PFL-DF) disse que é lamentável ver empresas tradicionais e autenticamente brasileiras sendo vendidas e entregando o mercado brasileiro para empresas estrangeiras. "A Ambev acabou com 2,5 mil de pequenos distribuidores. Temos que zelar por essas empresas. Esperamos que, pelo menos, a Nestlé mantenha a marca e os empregos", disse.
13/03/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores querem acompanhar de perto compra de novos aviões
LÚDIO VAI ACOMPANHAR DE PERTO PROJETO PANTANAL
CAE vai debater compra da Garoto pela Nestlé
CRE vai acompanhar negociações da Alca de perto, anuncia Suplicy
Camata critica decisão do Cade de suspender compra da Garoto pela Nestlé
Jefferson Praia promete acompanhar de perto trabalho do Instituto Chico Mendes no Amazonas