Lúcia Vânia quer Ouvidoria do Senado mais perto dos brasileiros



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) quer reformular a forma de atuação da Ouvidoria do Senado, para que fique mais próxima da população. A senadora é ouvidora-geral da Casa e fez um balanço sobre os três meses que está à frente do órgão, em discurso nesta sexta-feira (12).

– A Ouvidoria tem que, urgentemente, desenvolver novas formas de atuação, capazes de captar os sentimentos de nossa população e de dar respostas consequentes, que vão ao encontro daquilo que estão nos cobrando – disse.

Para a senadora, é preciso mudar o perfil burocrático associado à ouvidoria e construir novas formas de diálogo e interação.

– O trabalho da Ouvidoria não pode ser estático e defensivo, ele tem que ser visto como um instrumento de informação para que a população brasileira, que faz uso dela, possa se satisfazer através de suas mensagens. As respostas não podem se constituir em formas elaboradas e hábeis como que para esconder alguma coisa. Elas devem ser claras e transparentes, de forma a atender o que a população está questionando.

A senadora destacou esforço da Presidência da Casa para ampliar canais de comunicação com a sociedade, como o Portal do Senado, o Portal da Transparência, o e-Cidadania e o Portal de Notícias, que dá acesso aos veículos de comunicação do Senado.

Também informou que a Ouvidoria adotou o Facebook e o Twitter como canais de interlocução do cidadão com o órgão.

– Contudo, nem todo o aparato de que a Casa dispõe para dialogar com a sociedade tem conseguido captar as insatisfações sociais com eficiência. As diversas áreas desta Casa, que trabalham como canais de comunicação com os cidadãos, precisam deixar de ser pequenos feudos, onde cada um se satisfaz com pequenas conquistas. Em face dessa realidade, necessitamos da integração desses canais de maneira moderna e eficiente, para que se tornem realmente capazes de entender o que a sociedade nos tem dito – frisou.

Ela avalia que as demandas que chegam à Ouvidoria contribuem para a construção “de um Senado melhor, mais pró-ativo e transparente”.

– É nesse sentido que as respostas que vêm da atuação de cada um dos senadores se tornam fundamentais. Ação, mais do que palavras, é o que a população espera de todos nós – concluiu Lúcia Vânia.



12/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia divulga relatório da Ouvidoria do Senado

Lúcia Vânia aponta crescimento do trabalho da Ouvidoria do Senado

Ouvidoria contribui para melhorar atividades do Senado, diz Lúcia Vânia

Lúcia Vânia quer crianças mais protegidas no trânsito

Lúcia Vânia quer discutir aperfeiçoamento dos canais de comunicação do Senado

Ouvidora do Senado, Lúcia Vânia quer ampliar participação popular