Lobão quer que Lula atenda reivindicações de governadores nordestinos no PAC
Ao discursar em Plenário, nesta terça-feira (6), o senador Edison Lobão (PFL-MA) pediu ao presidente Lula que inclua nove reivindicações de governadores do Nordeste no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As demandas dos governadores foram expressas no documento por eles publicado, conhecido como Carta de Natal.
Em seu pronunciamento, Lobão comentou cada uma das nove reivindicações dos governadores do Nordeste, entre elas o tratamento diferenciado para a região.
- Penso não ser preciso repetir que tal demanda se justifica pelo fato de a região ainda se encontrar atrás das outras em termos de desenvolvimento econômico e social. Uma aceleração do crescimento econômico que, ao mesmo tempo, aprofunde ou mesmo mantenha inalterada tal defasagem do Nordeste, é considerada por nós, nordestinos, como inaceitável do ponto de vista do valor fundamental da justiça - disse.
Outras demandas expressas na Carta de Natal e comentadas por Lobão incluem a definição de fontes permanentes de recursos para a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene); a inclusão, no Plano Prioritário de Investimentos (PPI), de projetos relacionados à educação e energia; e a inclusão das contribuições, e não apenas dos impostos,na base de cálculo dos tributos que devem ser partilhados entre a União, estados e municípios, de acordo com frações definidas constitucionalmente.
Lobão também elogiou "a boa disposição do governo" para dialogar e levar em consideração os reclamos dos estados com relação a alterações no PAC.
- Nós, os nordestinos, temos a esperança de encontrar no presidente Lula a sensibilidade necessária para fazer justiça a todos - disse.
06/02/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tuma pede a Serra que atenda reivindicações da Polícia Civil de SP
Gilvam Borges apela ao governo para que atenda reivindicações de funcionários do Incra
Alvaro Dias pede ao Ministério da Saúde que atenda reivindicações de portadores de doenças reumáticas
Dilma se reúne com governadores nordestinos
GOVERNADORES NORDESTINOS DISCUTEM AJUSTE FISCAL NA CAE
GOVERNADORES NORDESTINOS DISCUTEM AJUSTE FISCAL NA CAE