Gilvam Borges apela ao governo para que atenda reivindicações de funcionários do Incra



O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) apelou ao governo federal na sexta-feira (2), em pronunciamento no Plenário, para que atenda as reivindicações dos funcionários do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em greve desde o dia 4 de maio. Segundo o parlamentar, os salários desses funcionários estão bastante defasados e a paralisação ameaça o cumprimento das metas da reforma agrária para 2006, as quais, afirma ele, "já estavam em risco mesmo antes de decretada a greve".

- O Brasil não pode esperar mais para resolver o problema dos trabalhadores do campo, da mesma maneira que as justas reivindicações dos servidores, algumas delas já transitadas em julgado nos tribunais, não podem aguardar, indefinidamente, por uma solução - apelou o parlamentar.

O senador lembrou que na pauta de reivindicações dos funcionários do Incra estão, entre outros pontos, a recomposição do quadro de pessoal do Instituto por meio de concurso público; a alteração da estrutura organizacional do Incra, para permitir maior grau de descentralização das decisões e maior celeridade às ações do órgão; e a revisão dos índices agropecuários, ampliando o universo de áreas suscetíveis de desapropriação por interesse social.

Com relação à questão salarial, o parlamentar lembrou que a defasagem na remuneração dos funcionários do Incra em relação a outras instituições assemelhadas é tão grande que já é bastante significativo também o número de pedidos de demissão e a dificuldade de contratação de novos servidores, "em face da pouca atratividade dos salários".

- Vamos fazer do futuro acordo com os servidores do Incra, justo e equilibrado, a senha para a resolução dos outros tantos passivos funcionais que hoje assombram a administração federal, seja por seus impactos políticos, seja pelo risco que trazem ao Tesouro Nacional e as diversas políticas públicas, muitas delas tão importantes quanto a da reforma agrária - afirmou Gilvam Borges.



02/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flávio Arns diz que reivindicações de funcionários do Incra são justas

Gilvam Borges apela por reformas política e tributária

Tuma pede a Serra que atenda reivindicações da Polícia Civil de SP

Lobão quer que Lula atenda reivindicações de governadores nordestinos no PAC

Alvaro Dias pede ao Ministério da Saúde que atenda reivindicações de portadores de doenças reumáticas

Gilvam Borges diz não ter vergonha de pedir a ajuda do governo para o Amapá