Lobão saúda inauguração de usina da Vale



O senador Edison Lobão (PFL-MA) parabenizou a Companhia Vale do Rio Doce e o Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pela inauguração da usina de pelotização de minério de ferro em São Luís (MA). De acordo com o parlamentar, a usina, que custou US$ 408 milhões, é a maior e mais moderna, deste tipo, em todo o mundo.

Em julho, quando a usina atingir sua capacidade máxima de produção, serão mais 6 milhões de toneladas de pelotas por ano, elevando a produção anual da Vale para 31 milhões de toneladas, informou Lobão. A empresa responde por 30% da produção mundial de pelotas, a maior parte para o mercado asiático, e espera conquistar o mercado americano com a nova usina, cuja produção será totalmente destinada ao mercado externo.

A usina gerou 2,5 mil empregos diretos em sua construção. Na fase operacional, serão 150 empregos diretos e 600 indiretos. De acordo com o senador, 80% desses trabalhadores são maranhenses. Edison Lobão destacou ainda os dez meses de treinamento da mão-de-obra a ser empregada na usina, segundo ele fato inédito no Brasil.

O representante maranhense no Senado exaltou o financiamento de US$ 200 milhões liberado pelo BNDES para a construção da usina. Segundo ele, esse financiamento foi fundamental para que a Vale decidisse pela construção da usina em São Luís, já que vantagens fiscais e creditícias concedidas pelo governo de Trinidad y Tobago ameaçavam levar a usina para fora do país.

O parlamentar destacou ainda o estímulo dado pela construção da usina ao mercado maranhense. Além das mais de 14 mil toneladas de equipamentos mecânicos e elétricos utilizados na obra, foram consumidos 20 mil metros cúbicos de concreto e 9 mil toneladas de estruturas metálicas.

A transformação de minério de ferro em pelotas, explicou o senador, é uma das formas utilizadas para possibilitar que partículas pequenas de minério de ferro possam ser utilizadas em usinas siderúrgicas. As partículas são aglomeradas em pelotas por meio de processo térmico.



26/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governo adia inauguração de usina termelétrica no Rio Grande do Sul

ZECA DO PT CONVIDA ACM PARA INAUGURAÇÃO DE USINA TÉRMICA

Quintanilha registra inauguração de aeroporto de Palmas e da usina Luis Eduardo Magalhães

Azeredo saúda inauguração de ponte

Vale terá participação na Usina de Belo Monte

Mozarildo saúda inauguração de projeto agrícola em Roraima