Lotéricas e Correios poderão fazer operações cambiais de até US$ 3 mil
A partir desta quinta-feira (24), as casas lotéricas e agências dos Correios estão autorizadas a fazer operações de câmbio manual e transferências de pequenos valores, ambas de, no máximo, US$ 3 mil. A permissão, aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), depende de interesse das unidades e aprovação da instituição bancária.
Segundo o chefe do Departamento de Normas do Banco Central (BC), Sérgio Odilon, a medida visa a aumentar a possibilidade de se fazer transações cambiais. “Queremos aumentar a capilaridade do sistema com segurança”, afirmou. Até o momento, apenas pessoas jurídicas, contratadas por prestadores de serviços de agências de turismo cadastradas no Ministério do Turismo, tinham permissão para fazer o câmbio manual.
O câmbio manual é a compra e venda de moeda estrangeira até o valor máximo permitido. Já a transferência de pequeno valor permite o envio ou recebimento de valores entre pessoas no exterior. Nessa operação, a instituição funciona como “ponta do banco”.
Com o voto favorável às operações cambiais manuais e a transferências de pequeno porte por parte de lotéricas e pelos Correios, o CMN quer melhorar o sistema para a Copa do Mundo que será realizada no Brasil em 2014. “Temos preocupação adicional pela proximidade da Copa do Mundo porque vai haver aumento de compra de moeda”, justificou Odilon.
Fonte:
Agência Brasil
24/02/2011 19:25
Artigos Relacionados
SENADO APROVA REGRAS QUE MUDAM OPERAÇÕES CAMBIAIS
Receita vai exigir informações sobre operações cambiais de movimentação financeira
Tourinho é contra eliminar preferência no pagamento de operações cambiais na Lei de Falências
Propostas da CPI dos Correios poderão ser votadas em outubro
Operações de câmbio poderão ser realizadas em máquinas de autoatendimento
ESTADOS E MUNICÍPIOS PODERÃO FAZER EXTRAÇÃO MINERAL