Loureiro destaca o Dia do Corretor de Imóveis



Os 40 anos da regulamentação da profissão de corretor de imóveis foi lembrada hoje (27) pelo deputado Adroaldo Loureiro (PDT), que registrou da tribuna a passagem da data comemorativa da categoria. "São profissionais que atuam com credibilidade e respeito junto à sociedade", afirmou.
O primeiro sindicato dos corretores de imóveis foi fundado no Rio de Janeiro, em 1937. Em 27 de agosto de 1962 foi promulgada a lei no. 4.116, regulamentando a profissão, data adotada como o Dia Nacional do Corretor de Imóveis. A lei no. 6.530, de 12 de maio de 1978, regulamenta e disciplina o funcionamento dos órgãos de fiscalização da profissão.
Loureiro detalhou as exigências para o exercício da profissão - além do curso Técnico em Transações Imobiliárias, iniciado em 1971, no Senac, a Ufrgs implantou o mesmo curso, em 1976, por intermédio da Escola Técnica de Comércio. Diversas universidades possuem cursos de nível médio e complementares ao TTI.

Ex-presidente da Cohab e da Comissão Especial da Habitação no legislativo, o parlamentar acompanha a problemática habitacional, cujo déficit é de 450 mil moradias. Loureiro entende que é preciso a definição de uma política habitacional de interesse social, aplicando recursos da construção de moradias.

Existem no País 170 mil corretores em atividade. No Rio Grande do Sul, são quatro mil associados registrados no Sindimóveis e, no Creci, são mais de 10 mil profissionais. O Creci-3ª Região, presidido por Ederon Amaro Soares da Silva, e o Secovi/Agademi, presidido por Moacir Schukster, atuam na fiscalização da profissão.

O Sindimóveis/RS, presidido por Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, realizou este ano o XIX Congresso Nacional de Corretores de Imóveis que postulou uma nova política habitacional para o país, através da criação do Ministério da Habitação, utilização dos recursos do FGTS e da caderneta de poupança na habitação, juros fixados em 7 a 8% em imóveis para a classe média, reabertura de financiamentos para imóveis usados pela CEF, programa federal, estadual e municipal de subsídio habitacional à população de baixa renda, utilização do Conselho Federal e da Federação Nacional dos Corretores de Imóveis para radiografar a situação dos imóveis públicos ociosos.


08/27/2002


Artigos Relacionados


Adelmir Santana destaca importância do corretor de imóveis

Senadores celebram Dia do Corretor de Imóveis

Senado comemora o Dia do Corretor de Imóveis

Corretor de imóveis está otimista com a economia

Começa sessão em homenagem ao Dia do Corretor de Imóveis

Senado celebra hoje o Dia do Corretor de Imóveis