Lúcia Vânia alerta para crescimento do trabalho infantil
Alarmada com dados de pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, que aponta um crescimento de 50% ao ano do trabalho infantil (10 a 14 anos de idades) nos grandes centros urbanos do Brasil, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) disse que a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), que ela preside, passará a acompanhar mais de perto o problema e as ações do governo nessa área.
- Toda a estrutura de fiscalização do Ministério do Trabalho montada para monitorar este problema, está desativada - afirmou.
A senadora disse que a desestruturação da área social fez com que o governo levasse quase um ano para realizar a unificação dos cartões dos vários programas sociais e, depois de unificados, se deu conta de que precisava manter separado o cartão do bolsa-renda, que complementa a renda de famílias que fique recebem menos de um salário mínimo.
Lúcia Vânia disse que o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PET) não recebeu -um centavo sequer- do governo em 2003 e, por isso, não foi ampliado.
- Não é apenas o dinheiro que faz o êxito de um programa social. É a motivação. Quando se tem vontade política e compromisso social, é possível obter resultados positivos - afirmou.
A senadora sugeriu ao atual governo que faça como o governo passado e promova ações mobilizando empresas, governos estaduais e prefeituras.
19/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lúcia Vânia comunica à CMO crescimento do trabalho infantil no Brasil
Lúcia Vânia protesta contra corte de verbas para o combate ao trabalho infantil
Governo Lula voltou as costas para aumento do trabalho infantil, diz Lúcia Vânia
Lúcia Vânia ressalta importância do combate ao trabalho infantil
Lúcia Vânia diz que há descaso do governo no combate ao trabalho infantil
Lúcia Vânia lembra Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil