Lúcia Vânia ressalta importância do combate ao trabalho infantil
Ao registrar a passagem do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho), a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) ressaltou, em discurso nesta quarta-feira (13), a importância da luta pela erradicação de “uma das piores chagas sociais da humanidade”.
- A exploração de crianças no Brasil é quase tão velha quanto nossa própria história – afirmou.
A senadora chamou a atenção para o fato de que o trabalho precoce compromete o desenvolvimento físico e psicológico das crianças, além de as afastar da escola e da convivência saudável com familiares e amigos.
Lúcia Vânia informou ainda que 2012 marca o aniversário de 13 anos da adoção, pelo Brasil, da Convenção 182 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), sobre a proibição e “ação imediata para a eliminação das piores formas de trabalho infantil”.
Ex-secretária Nacional de Assistência Social, no governo de Fernando Henrique Cardoso, Lúcia Vânia também destacou os bons resultados do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Ao proporcionar jornada escolar e de lazer ampliada para crianças e adolescentes, disse a senadora, o Peti melhora a nutrição, a saúde e os hábitos de higiene desses jovens, além de reduzir níveis de agressividade e inibição e melhorar a sociabilidade.
13/06/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lúcia Vânia diz que há descaso do governo no combate ao trabalho infantil
Lúcia Vânia lembra Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil
Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil é lembrado no Plenário por Lúcia Vânia
Lúcia Vânia protesta contra corte de verbas para o combate ao trabalho infantil
Lúcia Vânia ressalta importância das atividades da CPI da Pedofilia
Trabalho infantil cresce no governo Lula, diz Lúcia Vânia