Lúcia Vânia alerta para risco de desabastecimento de alimentos



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) fez um alerta em Plenário, nesta quinta-feira (17), sobre a possibilidade de ocorrência de uma crise de proporções mundiais no mercado de alimentos.

Segundo a parlamentar, a pressão por novos combustíveis renováveis e os danos previstos à produção agrícola, por causa do aquecimento global, devem manter os preços dos alimentos em alta, restringindo cada vez mais o consumo das famílias com baixo poder aquisitivo.

- A situação é grave e tende a piorar ainda mais no futuro próximo. Se, em países desenvolvidos, uma família gasta apenas 10% dos seus rendimentos em alimentos, nos países em desenvolvimento essa percentagem pode ascender aos 80% ou mais - disse.

Referindo-se à possibilidade de volta da inflação na economia brasileira, em função da elevação dos preços dos alimentos, Lúcia Vânia considerou acertada a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, de elevar a taxa de juros básica (Selic). Segundo ela, a falta de ação do governo federal no controle dos gastos públicos, acrescida de medidas fiscais de cunho simplesmente arrecadatório, além de políticas populistas e eleitoreiras, forçaram o Banco Central a adotar o recente aumento de meio ponto percentual da taxa Selic para controlar uma possível volta da inflação.

- É, portanto, difícil ver que estou nesta tribuna justificando a alta de juros em um momento em que o país já sonhava estar entre os países que levam a sério a justiça social, o desenvolvimento e o compromisso de melhores dias para com as gerações futuras - afirmou.



17/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jayme Campos alerta para risco de desabastecimento de gás em Mato Grosso

Jorge Viana alerta sobre risco de desabastecimento no Acre por atraso em obras

Lúcia Vânia alerta para crescimento do trabalho infantil

Lúcia Vânia alerta para necessidade de melhoria de indicadores sociais

Lúcia Vânia alerta para grave crise na produção de milho

Lúcia Vânia alerta para um possível fracasso do programa Primeiro Emprego