Lúcia Vânia alerta para necessidade de melhoria de indicadores sociais




O crescimento econômico do Brasil nos últimos anos não está sendo acompanhado de melhorias da qualidade de vida dos brasileiros. O alerta foi dado pela senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), nesta sexta-feira (18), ao comentar os números do Censo Demográfico divulgado nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

- Um país que conhece a si mesmo só tem a ganhar. São números que podem servir de base para a elaboração de políticas públicas, por isso são muito importantes. Não podemos correr o risco de a economia crescer sem reflexo nas condições de vida da população, como ocorreu no período da ditadura - afirmou a senadora, em discurso no Plenário.

Mulheres

A senadora destacou a situação das mulheres, as quais já comandam quatro de cada 10 famílias no país, conforme dados da pesquisa. Em 61% dos lares brasileiros, o chefe ainda é o homem, mas o número de mulheres que assume esse papel dobrou nos últimos dez anos. O problema, de acordo com Lúcia Vânia, é que a renda feminina é, em média, 42% menor.

Lúcia Vânia lembrou que os dados não devem servir para fomentar guerras políticas, mas para corrigir os rumos das políticas públicas brasileiras.

- O melhor caminho para corrigirmos tais distorções continua sendo a educação - concluiu.



18/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia propõe definição de indicadores sociais para avaliar ações do governo

Lúcia Vânia alerta para necessidade de redução da mortalidade materna, uma “epidemia silenciosa”

Secretário fala sobre melhoria dos indicadores sociais

Lúcia Vânia aponta necessidade de novas mudanças no Supersimples

Lúcia Vânia cobra políticas sociais do governo para compensar "sobressaltos" na economia

Lúcia Vânia alerta para risco de desabastecimento de alimentos