Lúcia Vânia critica excesso de tributos sobre setor elétrico
A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) apontou, nesta terça-feira (24), o alto custo da energia elétrica como fator que prejudica a competitividade do país e apontou a "urgente necessidade" de desoneração tributária do setor elétrico nacional.
- Entre os fatores responsáveis pelo alto custo de vida do brasileiro está o preço final da tarifa de energia elétrica, um insumo da maior importância que onera todos os setores da cadeia produtiva nacional - comentou a senadora.
Citando levantamento recente, Lúcia Vânia relatou que incidem mais de 30 tributos e encargos sociais sobre o setor elétrico, o que corresponde a 45,8% da receita bruta das empresas consumidoras de eletricidade.
- Para a maioria da população brasileira, especialmente a mais carente, estes encargos também repercutem negativamente. O Brasil está entre os primeiros países do ranking dos que mais oneram o custo da tarifa de energia elétrica - criticou.
Por isso, a senadora alertou para a importância do debate sobre a Medida Provisória 517/10, que prorroga a incidência de encargos sobre o setor elétrico e deverá ser encaminhada ao Senado ainda nesta semana. Ela lembrou que a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), da qual é presidente, realizará audiência pública sobre o tema nesta quarta-feira, às 14h.
24/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lúcia Vânia defende discussão aprofundada da MP do setor elétrico
Lúcia Vânia reclama do excesso de medidas provisórias
Garibaldi critica excesso de tributos no Brasil
Lúcia Vânia diz que é preciso discutir o excesso de encargos dos municípios
Gilvam Borges critica excesso de burocracia e alta carga de tributos
Lúcia Vânia critica subjetividade do RDC