Lúcia Vânia critica subjetividade do RDC



Durante discussão da Medida Provisória 527/2011, nesta quarta-feira (6) no Plenário, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) mencionou artigo de Luiz Roberto Ponte, ex-deputado federal e autor do projeto que deu origem à Lei de Licitações (8.666/93).

Segundo o artigo, há muita subjetividade no Regime Diferenciado de Contratação (RDC). O autor criticou a possibilidade de sigilo e a proposta de remunerar o empreiteiro contratado por desempenho ou prazos. A senadora disse que Luiz Ponte afirma que itens do RDC com aparência técnica podem esconder oportunidades de irregularidade e podem dar um poder subjetivo exagerado ao gestor inescrupuloso. Ainda de acordo com o artigo, a contratação integrada torna impossível o julgamento objetivo das propostas.

A senadora afirmou que as leis devem ser impessoais, abstratas e genéricas. Para Lúcia Vânia, o RDC é um regime de exceção, incompatível com o regime constitucionalista.

- Esse regime deve ter sido elaborado com ingenuidade ou inadmissível má intenção. Por isso somos contrários à MP - afirmou.



06/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia critica leis que discriminam mulheres

Lucia Vânia critica MP que anistia entidades filantrópicas sob suspeita

Lúcia Vânia critica tratamento do governo à reforma agrária

Lúcia Vânia critica política econômica do governo federal

Lúcia Vânia critica fim do programa Mulheres da Paz em cidades goianas

Lúcia Vânia critica centralização dos programas da área social