Lúcia Vânia destaca atuação da CDR em 2007



A presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), senador Lúcia Vânia (PSDB-GO), afirmou que o colegiado tem assumido o papel de interlocutor do Poder Executivo no que se refere às questões legislativas e orçamentárias, e da sociedade civil e segmentos organizados do turismo quando atua como canal de encaminhamento de demandas sociais.

Nesta quinta-feira (13), ao apresentar o relatório das atividades executadas pela comissão em 2007, Lúcia Vânia ressaltou o trabalho da CDR na aprovação de projetos que considera importantes para a diminuição das desigualdades regionais. Como exemplo, citou os projetos de lei complementar que recriaram a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A senadora também citou o debate promovido pela CDR sobre o projeto que institui a Superintendência do Desenvolvimento Sustentável do Centro-Oeste (Sudeco). A proposição (PLC 119/06), que tem Lúcia Vânia como relatora, procura prover a região de uma instituição destinada ao desenvolvimento como foi a Sudeco extinta em 1990.

A senadora destacou ainda, entre os projetos discutidos no âmbito da CDR, aqueles que tratam do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste e do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste, bem como as propostas de criação de Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs).

- As disparidades regionais acabam por frustrar a beleza, a força de trabalho e o potencial criativo do povo brasileiro. Precisamos trabalhar para diminuir as diferenças, valorizando a riqueza cultural e natural que se espalha por todo o país - declarou Lúcia Vânia.

No balanço das atividades da comissão, ainda, Lúcia Vânia destacou a realização de audiências públicas e a promoção da Semana Nacional do Turismo, que foi feita em parceria com a Comissão de Desporto e Turismo da Câmara, com a Frente Parlamentar do Turismo e com a Confederação Nacional do Comércio.

- Debatemos matérias relevantes, como o projeto de lei da regulamentação das atividades das agências de turismo, aqui aprovado e que está aguardando votação em Plenário - lembrou.

Lúcia Vânia citou ainda audiências públicas com a presença do ex-ministro do Turismo Walfrido Mares Guia e com a atual ocupante da pasta, Marta Suplicy. Esses debates serviram para a discussão do projeto da Lei Geral do Turismo, que está em elaboração pelo Poder Executivo há mais de cinco anos.

Futebol

Durante a reunião desta quinta-feira, também foi aprovado requerimento de Lúcia Vânia para a realização de audiência pública destinada a tratar das necessidades e dos desafios que envolvem a realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014, no Brasil.

Serão convidados para esse debate a ministra do Turismo, Marta Suplicy; o ministro do Esporte, Orlando Silva; e os presidentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira; da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Álvaro Brito Bezerra de Mello; e da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), José Eduardo Barbosa.



13/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Em 2007, Lúcia Vânia dará prioridade à recriação da Sudeco

Lúcia Vânia registra elogio de Marco Aurélio Mello a procuradoras do MPU por atuação contra corrupção

Lúcia Vânia destaca regulamentação do FDCO

Lúcia Vânia destaca importância do Banco Postal

Lúcia Vânia destaca metas do cartão-alimentação

Lúcia Vânia destaca importância de Sueli Carneiro