Lúcia Vânia diz que governo Lula não deu prioridade à educação



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) afirmou nesta segunda-feira (31), em Plenário, que o governo Luiz Inácio Lula da Silva não deu prioridade à educação no país. A senadora criticou recente declaração do presidente que, segundo ela, afirmou que dará prioridade à educação, caso seja reeleito. Na interpretação de Lúcia Vânia, a afirmação demonstra que o governo Lula não dispensou a devida atenção ao problema.

A senadora fez referência à pesquisa Prova Brasil, promovida pelo Ministério da Educação. De acordo com Lúcia Vânia, o projeto promoveu avaliações de 3,3 milhões de alunos da 4ª a 8ª séries do ensino fundamental em 43 mil escolas de 5.418 municípios do país. A senadora disse que a Prova Brasil foi criada com testes de matemática e leitura "para identificar as experiências positivas e as dificuldades de aprendizado enfrentadas por escolas, alunos e professores".

Os resultados da pesquisa, continuou a senadora, foram estudados pelo Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb) e mostrou que mais da metade das crianças que cursam a 4ª série "mal decifram textos simples e não conseguem lidar corretamente com números, não realizando sequer uma simples divisão". O mesmo estudo mostrou, acrescentou Lúcia Vânia, que, de cada cem alunos que completaram o ensino fundamental, apenas 40 chegaram ao fim do ensino médio.

- As taxas de reprovação e evasão se mantêm altíssimas, estimadas em 30% na 1ª série do ensino fundamental e 40% na 1ª série do ensino médio - informou a senadora.



31/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia diz que, na Educação, Lula não pode mais prometer e não cumprir

Trabalho infantil cresce no governo Lula, diz Lúcia Vânia

Lúcia Vânia prestigia artigo que ataca política fundiária do governo Lula

Lúcia Vânia aponta descaso do governo Lula com benefício da prestação continuada

Governo Lula voltou as costas para aumento do trabalho infantil, diz Lúcia Vânia

Em 2007, Lúcia Vânia dará prioridade à recriação da Sudeco