Lúcia Vânia diz que, na Educação, Lula não pode mais prometer e não cumprir



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) disse que, com o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "não pode mais prometer e não cumprir". Ela alertou para a responsabilidade do governo, se os jovens de 2.022 não tiverem o futuro garantido que esperam as crianças de hoje. A senadora assinalou que, desde que foi lançado, o PDE tem sido bem aceito e todos estão de acordo que o foco deve estar no ensino básico, com o estabelecimento de metas e cobrança de resultados.

- Há um velho ditado que diz 'antes tarde do que nunca', mas, no caso da Educação em nosso país, talvez fosse melhor dizer 'contra fatos não há argumentos', porque, na verdade, o primeiro governo Lula não teve a humildade de reconhecer que o ensino básico já era prioridade no governo anterior - assinalou.

Lúcia Vânia observou que bastava ao governo Lula dar prosseguimento a vários programas e projetos iniciados no governo Fernando Henrique Cardoso, como Dinheiro Direto na Escola, Cantinho da Leitura, Aceleração da Aprendizagem e Energia Solar para Escolas. Ela alertou o governo para a necessidade de aprender a conter a euforia e que a educação é trabalho árduo, de médio e longo prazos, e os resultados são compromissos com o país.

- Quando a política pública toma a forma de espetáculo, as decisões são tomadas não no sentido de modificar a realidade, mas no sentido de modificar a imagem que a sociedade tem do problema. O objetivo não é satisfazer as reais necessidades dos cidadãos, mas manipular a corrente chamada opinião pública. Se o governo não ultrapassar a fase das boas intenções, como até agora fez com o PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], o PDE será apenas mais uma proposta engavetada - alertou.



08/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia diz que governo Lula não deu prioridade à educação

Lúcia Vânia pede mais atenção para educação especial no PNE

Lúcia Vânia diz que Lula desrespeita independência do Congresso

Trabalho infantil cresce no governo Lula, diz Lúcia Vânia

Lúcia Vânia cobra serenidade de Lula na resposta a críticas

Lúcia Vânia condena "gracejos" feitos pelo presidente Lula