Lúcia Vânia pede fim da violência contra os idosos
A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) lembrou em Plenário, nesta quarta-feira (23) a passagem do Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. A data, disse a senadora, foi instituída pela Organização Internacional para a Prevenção de Abusos contra Idosos, com apoio da Organização das Nações Unidas e da Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de sensibilizar as pessoas a se engajarem na luta pela proteção social desse segmento da população.
Lúcia Vânia ressaltou a relevância do tema diante do aumento da expectativa de vida da população mundial e do consequente aumento da população idosa. Lembrou que a expectativa de vida hoje no Brasil é de 75 anos, podendo chegar a 90 em 2050. De acordo com a Secretaria Nacional de Assistência Social, informou a senadora, há mais de 21 milhões de idosos em todo o país, número que equivale a 11% de toda a população.
A senadora cobrou políticas para garantir a segurança e os direitos humanos dos idosos, bem como sua inserção social.
- A magnitude dos números permite inferir que a proteção aos idosos não constitui uma preocupação isolada ou eventual, mas configura um problema de saúde e segurança pública - disse.
23/06/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lúcia Vânia cobra medidas de combate à violência contra a mulher
Lúcia Vânia cobra ações do governo contra violência sexual
Lúcia Vânia comemora aprovação de projeto de combate à violência contra mulher
Lúcia Vânia quer ações rápidas no combate à violência sexual contra crianças
Lúcia Vânia elogia Congresso Nacional por homenagear combate à violência contra a mulher
Lúcia Vânia: idosos são 8% da população