Lúcia Vânia quer manter ganho para mulheres
O senador Lúcia Vânia (PSDB-GO) perguntou ao ministro da Previdência se a reforma que está sendo preparada pelo governo está considerando a conquista, para a mulher, do fator previdenciário (o benefício, pelo INSS, aumenta conforme o trabalhador adia sua aposentadoria). Ela ainda ressaltou o esforço feito pelo governo Fernando Henrique Cardoso para implantar mecanismos de combate à fraude e à sonegação, modernizando o sistema de informática da Previdência.
Ricardo Berzoini disse que, ao contrário do que afirmou a senadora, a Previdência não tem um bom sistema de informática. Segundo o ministro, a rede de computadores da Previdência foi construída de modo equivocado, tem graves ineficiências e promove grande perda de tempo. Berzoini explicou que as restrições orçamentárias obrigam à busca de soluções criativas para o problema, estabelecendo parcerias com outros organismos do governo.
Em relação ao fator previdenciário, Berzoini disse que não existe nenhuma proposta de mudança até o momento, mas se surgir alguma será examinada com o mesmo critério das demais. Ele também disse que, no futuro, será possível retomar a discussão de maneira desapaixona sobre um tratamento mais igualitário para o tempo de trabalho de mulheres e de homens.
20/03/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lúcia Vânia quer medidas contra tráfico de mulheres em Goiás
Financiamento público para campanhas pode ajudar as mulheres na política, diz Lúcia Vânia
Lúcia Vânia e Serys querem mais espaço para mulheres na reforma eleitoral
Lúcia Vânia pede atenção especial do governo para as mulheres chefes de família
Para Lúcia Vânia, mulheres ainda estão sub-representadas em posições de destaque na sociedade
Lúcia Vânia atenta para dificuldades enfrentadas pelas mulheres em relação a emprego e salário