Lúcia Vânia registra entrada em vigor de Protocolo de Kyoto



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) registrou a entrada em vigor, após a adesão da Rússia, do Protocolo de Kyoto, acordo internacional firmado no Japão em 1997, que tem por objetivo a redução das emissões globais de gases que provocam o efeito estufa. A seu ver, o fato deverá trazer benefícios ambientais, econômicos e sociais para o Brasil.

Segundo a avaliação de especialistas citados pela senadora, o Brasil teria três grandes vantagens e uma desvantagem com o protocolo. Entre as vantagens estão o fato de o Brasil ser um país de renda média e estar fora dos compromissos de redução de emissões de carbono; ter uma matriz energética com base na hidroeletricidade; e possuir uma das grandes florestas mundiais, a Amazônia.

A desvantagem, observou a senadora, resulta das queimadas praticadas pela agricultura extensiva e do desmatamento da Amazônia. Mesmo assim, disse ela, as emissões de carbono brasileiras limitam-se a 2,5% das emissões mundiais.

- Vê-se que é um assunto que diz respeito a todos os cidadãos. Tanto por sua influência direta nos alimentos, como pela correlação com o problema de sustentabilidade do planeta em termos de biodiversidade, ecossistema, qualidade de vida, direitos econômicos e pessoais e crença na natureza como patrimônio da humanidade - afirmou Lúcia Vânia.

Presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), a senadora disse que a adesão russa coincidiu com a visita à comissão do embaixador da Rússia, Vladimir Tyurdenev, e de uma delegação do Comitê de Ecologia da Duma Estatal da Assembléia Federal da Federação Russa.



03/12/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin registra entrada em vigor da lei que garante acesso a informações públicas

Lúcia Vânia registra o 15º aniversário do PSDB

Lúcia Vânia registra cerimônia de recriação da Sudeco

Lúcia Vânia registra os 39 anos de criação da Embrapa

Lúcia Vânia registra comemoração do Dia Nacional da Mamografia

Lúcia Vânia registra lançamento de zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar