Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil é lembrado no Plenário por Lúcia Vânia



VEJA MAIS

A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) celebrou o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, comemorado nesta quarta-feira (12 de junho). A data foi instituída pela Lei 11.542/2007, fruto de um projeto de autoria da senadora (PLS 223/2005). Na mesma data é celebrado o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, criado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Lúcia Vânia lembrou que, em 1996, quando comandava a Secretaria Nacional de Assistência Nacional, recebeu informações do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil sobre a exploração de crianças e adolescentes em carvoarias do Mato Grosso do Sul. Logo depois, a Secretaria Nacional lançaria o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

– É um problema complexo, relacionado à pobreza, à desigualdade e à exclusão. Além disso, fatores de natureza cultural e de organização social da produção também concorrem para sua incidência. Por isso mesmo, o governo Fernando Henrique, naquela época, considerou a erradicação do trabalho infantil uma questão de direitos humanos e o incluiu na agenda social do país – disse.

Em outubro de 2013, informou Lúcia Vânia, Brasília sediará a 3ª Conferência Global sobre o Trabalho Infantil, com a presença de representantes de governos, empregadores, trabalhadores e organizações dos 185 países mebros da OIT.

– Nesse evento serão reafirmadas metas e estratégias. A escolha do Brasil como sede do evento se deve ao fato de o país ser considerado referência mundial no assunto desde que o Peti foi lançado, em 1996 – salientou.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), citou Lúcia Vânia, o Brasil tinha, em 1992, 8,4 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos em atividades remuneradas. Em 2011, o número caiu para 3,6 milhões.

– É um avanço significativo, mas ainda há muito a fazer – disse a senadora.

Atualmente, informou Lúcia Vânia, o Peti está presente em mais de 3.500 municípios e atende cerca de 800 mil crianças. Entretanto, a integração do Peti com o programa Bolsa Família pelo atual governo acabou por desacelerar a diminuição do trabalho infantil, acrescentou.

Lúcia Vânia afirmou que, segundo a secretária executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, Isa de Oliveira, a fusão dos programas acomodou famílias e prefeituras:

– Chega o Bolsa Família, as famílias recebem a renda, a criança vai para a escola, tem o atendimento de saúde, mas continua trabalhando. O Bolsa Família, diz a secretária, contribui para ocultar o trabalho infantil nos municípios, e os gestores públicos se desobrigam dos serviços – pontuou a parlamentar.



12/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia lembra Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil

Lúcia Vânia ressalta importância do combate ao trabalho infantil

Lúcia Vânia diz que há descaso do governo no combate ao trabalho infantil

Lúcia Vânia protesta contra corte de verbas para o combate ao trabalho infantil

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é lembrado neste 12 de junho

Trabalho infantil cresce no governo Lula, diz Lúcia Vânia