Lúcia Vânia se solidariza com comunidade Guarani-Kaiowá



Em discurso nesta terça-feira (30), a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) expressou sua solidariedade à comunidade indígena Guarani-Kaiowá, de Mato Grosso do Sul, que poderá ser expulsa das terras que habita atualmente. Uma decisão da Justiça Federal determinou a desocupação da área pelos indígenas e a manutenção de posse da Fazenda Cambará, no município de Iguatemi.

Um grupo de índios se encontrou com a vice-procuradora-geral da República, Débora Duprat, na última segunda-feira (29), quando houve a entrega de um documento relatando os problemas ocorridos na comunidade. Na última semana houve um suicídio e, na anterior, um caso de estupro. Não houve suicídio coletivo, como chegou a ser noticiado em redes sociais, mas os indígenas se recusam a deixar o local e estão dispostos a lutar.

Lúcia Vânia disse apoiar integralmente o pedido do Ministério Público Federal pela permanência dos índios na Fazenda Cambará, pela reforma da decisão que determinou sua saída ou sua permanência na área até que os estudos antropológicos sejam concluídos.

- Essa é uma possibilidade que leva em consideração os interesses dos indígenas sem, ao mesmo tempo, afrontar os fazendeiros – disse.

A senadora pediu ao governo federal que acelere o processo de demarcação das terras indígenas na região, pedido também contido no documento entregue à vice-procuradora pelos guarani-kaiowá. Lúcia Vânia também chamou a atenção para a necessidade de o Senado se manifestar no sentido de que os direitos indígenas sejam mantidos, e pediu que as decisões sejam discutidas amplamente para se evitar situações de conflito. O caso será examinado na Comissão de Direitos Humanos (CDH) na próxima quinta-feira (1º), em audiência pública.

- Não podemos continuar estimulando o entendimento de que os indígenas devem ser olhados apenas como elementos folclóricos ou objetos de pesquisa. São cidadãos que merecem todo o respeito e consideração pelos seus direitos – afirmou.



30/10/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Capiberibe relata visita a comunidade Guarani-Kaiowá e pede solução urgente para conflitos

CDH vai debater situação dos índios Guarani-kaiowá

CDH debate situação dos índios Guarani-Kaiowá

Jovens Guarani Kaiowá são recebidos por Gilberto Carvalho

Comissão debate situação dos índios Guarani-kaiowá

Comitiva de senadores vai visitar índios Guarani-Kaiowá