Lúcia Vânia toma posse como ouvidora do Senado
A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) toma posse nesta terça-feira (16) como ouvidora-geral do Senado. Ela é a primeira mulher a assumir o cargo e sucede o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que esteve à frente da Ouvidoria no biênio 2011-2012. A posse está marcada para as 11h30, na Presidência do Senado.
Nos últimos dois anos, a Ouvidoria recebeu 5.632 manifestações, que chegaram por meio do seu portal, do serviço Alô Senado (0800612211) e por carta. As manifestações são respondidas em um prazo de 30 dias e funcionam como subsídios para o aprimoramento dos serviços legislativos e administrativos do Senado.
Lúcia Vânia pretende fortalecer o papel do órgão dentro e fora da Casa e ampliar a participação popular, estimulando a sociedade a estreitar vínculos com o Senado.
- A ouvidoria é uma das mais importantes expressões do exercício da cidadania. Vamos criar mecanismos para encorajar o cidadão a falar cada vez mais, pois queremos e precisamos saber o que ele tem a dizer – disse Lúcia Vânia.
O órgão está previsto desde 2005, mas somente foi regulamentado e implantado em 2011. A indicação do seu titular é feita pelo presidente do Senado e não depende de aprovação do Plenário. O mandato para o cargo é de dois anos.
Visite o portal da Ouvidoria do Senado Federal, acessando: http://www.senado.gov.br/senado/ouvidoria/
15/04/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lúcia Vânia é a nova ouvidora-geral do Senado
Ouvidora do Senado, Lúcia Vânia quer ampliar participação popular
Vanessa Grazziotin toma posse como Procuradora da Mulher no Senado
Crivella toma posse como ministro da Pesca
Ruben Figueiró toma posse como senador
Roseana toma posse como governadora do Maranhão