Ouvidora do Senado, Lúcia Vânia quer ampliar participação popular



VEJA MAIS

Ao tomar posse nesta terça-feira (16) como ouvidora-geral do Senado, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) disse que seu principal desafio à frente do órgão será consolidá-lo como um instrumento de participação popular, de exercício da cidadania e controle social. O plano de trabalho da senadora inclui, entre outros objetivos, tornar a Ouvidoria mais conhecida entre os senadores, servidores, cidadãos e órgãos da administração pública.

Entre as ações previstas para o próximo biênio, está a ampliação da rede de contato entre ouvidorias de órgãos da administração pública para a troca de experiências e informações. Atualmente, a Ouvidoria do Senado já mantém parceria nesses moldes com as ouvidorias da Câmara dos Deputados e do Tribunal de Contas da União. A senadora também informou que já está funcionando um telefone do órgão com atendimento ininterrupto (61-3303-1791).

- Vamos criar mecanismos para encorajar o cidadão a falar cada vez mais, pois queremos e precisamos ouvir o que ele tem a dizer – disse a ouvidora.

Primeira mulher a ocupar o cargo, Lúcia Vânia sucede o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que esteve à frente da Ouvidoria no biênio 2011-2012. A senadora foi indicada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, que ressaltou a experiência da parlamentar.

- O perfil, experiência e competência da senadora Lúcia Vânia nos dão a tranquilidade de que ela é a pessoa talhada para este novo momento do Senado Federal. Com o trabalho da senadora, poderemos construir uma sociedade mais humana, democrática e participativa - disse o presidente do Senado, que elogiou também o trabalho desenvolvido por Flexa Ribeiro.

A escolha de uma mulher para o cargo, na avaliação da senadora, representa a preocupação do Senado com a promoção da diversidade de gêneros.

- O seu ato representa a defesa e a valorização dos diretos das mulheres e ainda a promoção da diversidade de gêneros. Sabemos que grupos mistos, com mulheres e homens trabalhando lado a lado apresentam melhores resultados em prol do bem comum – elogiou Lúcia Vânia.

Manifestações

Além de dar encaminhamento às sugestões, denúncias, elogios e pedidos de informações da sociedade, tendo até 30 dias para respondê-las, cabe à Ouvidoria sugerir mudanças visando ao controle social e ao aperfeiçoamento da organização do Senado.

Nos últimos dois anos, a Ouvidoria recebeu 5.632 manifestações, que chegaram por meio do seu portal, do serviço Alô Senado (0800-612211) e por carta. O presidente do Senado, Renan Calheiros, observou que o órgão se une a uma série de outras iniciativas da Casa na busca da transparência e aproximação com o cidadão.

- O mais importante disso tudo é que o cidadão interessado tem o devido retorno sobre as suas comunicações, que podem se transformar em sugestões administrativas ou legislativas, em promoção de audiências públicas e seminários, em diligências, quando cabíveis, e em ações voltadas ao aperfeiçoamento dos serviços do Senado – disse Renan.

Para o exercício de suas funções, acrescentou o presidente do Senado, o ouvidor tem a prerrogativa de solicitar informações ou cópias de documentos a qualquer órgão ou servidor do Senado, ter vista de quaisquer documentos necessários à consecução de suas atividades, e requerer ou sugerir investigações, quando cabíveis.

Contato

O endereço para o encaminhamento de correspondências é: Senado Federal – Praça dos Três Poderes – Palácio do Congresso – Anexo 2, Bloco A, Térreo, Sala da Ouvidoria. Brasília-DF. O CEP é 70.165-900. O contato também pode ser feito pela página da Ouvidoria e pelo telefone 61-3303-1791.



16/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia é a nova ouvidora-geral do Senado

Lúcia Vânia toma posse como ouvidora do Senado

Lúcia Vânia quer voto facultativo e financiamento misto para ampliar participação da mulher na política

Lúcia Vânia destaca participação popular na campanha eleitoral

Circuito Tela Verde de Cinema quer ampliar participação popular

Lúcia Vânia quer discutir aperfeiçoamento dos canais de comunicação do Senado