LÚCIO ALCÂNTARA APLAUDE SUCESSO DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO
O senador ressaltou que, por ser um instrumento de aferição das competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos ao longo dos 11 anos de educação básica, o Enem se constitui numa importante referência para a discussão sobre as deficiências que esse nível de ensino apresenta, e, conseqüentemente, sobre as mudanças que se fazem necessárias.
Alcântara disse que, hoje, o grande desafio do sistema educacional brasileiro é a melhoria da qualidade do ensino. Diante disso, observou, procedimentos de avaliação como o Enem representam instrumentos de fundamental importância, devido ao seu caráter interdisciplinar e por ser uma avaliação centrada nas competências e habilidades que se esperam que o aluno apresente ao final da educação básica. No ano passado, informou, o Enem teve a participação de 347 mil inscritos e a adesão de 100 instituições de ensino superior.
Apesar de ter sido uma das primeiras proposta idealizadas e anunciadas pelo ministro Paulo Renato, logo após ter sido escolhido para o cargo, lembrou Lúcio Alcântara, o Enem só foi implantado há dois anos devido ao longo processo de maturação exigido para a concepção do exame.
- Ao longo desse processo, o MEC buscou conhecer as experiências de outros países, dialogou amplamente com os sistemas de ensino e aprofundou o debate com especialistas em avaliação vinculados às universidades e centros de pesquisa de todo o país - esclareceu o senador.
10/11/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
LÚCIO ALCÂNTARA APLAUDE ANÚNCIO DE PLANO DE SEGURANÇA PÚBLICA
LÚCIO ALCÂNTARA APLAUDE INVESTIMENTOS DO GOVERNO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Pesquisa em escolas de ensino médio mostra experiências de sucesso no Brasil
LÚCIO ALCÂNTARA DEFENDE ENSINO PRÉ-ESCOLAR
LÚCIO ALCÂNTARA: ENSINO SUPERIOR ESTÁ À DERIVA
Marco Maciel aplaude ideia de Serra de ampliar ensino médio e técnico