LÚCIO ALCÂNTARA APLAUDE INVESTIMENTOS DO GOVERNO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
As atividades desenvolvidas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia foram elogiadas pelo senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), ao afirmar que a equipe do ministro José Israel Vargas tem trabalhado para dar o melhor retorno aos investimentos do setor e facilitar o "nosso ingresso no concerto das nações plenamente desenvolvidas".
O senador lembrou que uma das grandes preocupações do Governo é o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil e que este ano, os recursos aplicados nessa área devem superar o índice de 1% do Produto Interno Bruto (PIB), marca jamais atingida em orçamentos anteriores.
Lúcio Alcântara destacou o Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) e a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) como exemplos bem-sucedidos de programas implementados pelo Ministério. O Pronex aprovou, em menos de um ano, 77 projetos aos quais foram destinados 33 milhões e 900 mil reais e a RNP, lembrou o senador, desempenha o importante papel de disseminar em todo o país as tecnologias associadas à Internet.
O Programa de apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT) também foi destacado por Lúcio Alcântara. Ele lembrou que o PADCT possibilitou a realização de investimentos relevantes em infra-estrutura e capacitação de recursos humanos, além da definição de mecanismos apropriados para a seleção e financiamento de projetos.
- É impossível listar todas as atividades desenvolvidas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Sua atuação tem amplitude que vai da proteção ambiental ao desenvolvimento da informática; da biotecnologia à pesquisa espacial; da climatologia à microeletrônica; da genética molecular à espectroscopia atômica - disse o senador.
20/11/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lúcio Alcântara elogia investimentos do governo em ciência e tecnologia
LÚCIO ALCÂNTARA APLAUDE ANÚNCIO DE PLANO DE SEGURANÇA PÚBLICA
LÚCIO ALCÂNTARA APLAUDE SUCESSO DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO
ALCÂNTARA DEBATE RECURSOS PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA
ALCÂNTARA PEDE PRESSA NA VOTAÇÃO DOS NOVOS FUNDOS PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Senadores pedem mais investimentos em Ciência e Tecnologia