Lúcio Alcântara comenta os 55 anos de existência do Sesc
Segundo o senador muita gente comete o equivoco de acreditar que o Sesc mantém-se com recursos públicos, quando na verdade a entidade conta com a contribuição compulsória de 1,5% sobre as folhas de pagamento das empresas do setor de comércio. A confusão é decorrente do fato de o Sesc pagar ao INSS pela utilização da máquina administrativa do órgão governamental para efetuar a arrecadação.
Com base em informações do próprio Sesc, Alcântara disse que até 1996 a entidade já dispunha de mais de 500 consultórios de dentistas e médicos espalhados pelo Brasil. Além dos 400 ginásios e centros esportivos, segundo o senador a quantidade de teatros e auditórios também impressiona: são mais de uma centena de salas, entre eles o conhecido Sesc Pompéia em São Paulo.
Criado em 1946, mesmo ano em que surgiu o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), o Sesc é resultado do empenho de empresários da Confederação Nacional do Comércio, interessados em atender às demandas sociais da época. Dessa forma o empresariado resolveu assumir a grande parcela que lhe cabe na promoção do bem-estar do trabalhador e do povo brasileiro em geral, acredita o senador.
13/12/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lúcio Alcântara comenta o aumento da pobreza
Lúcio Alcântara comenta encontro sobre Aids organizado pela ONU
LÚCIO ALCÂNTARA COMEMORA 20 ANOS DA LEI DA ANISTIA
LÚCIO ALCÂNTARA REGISTRA 39 ANOS DE FUNDAÇÃO DO BID
LÚCIO ALCÂNTARA HOMENAGEIA JORNAL "O POVO" PELOS 70 ANOS
ALCÂNTARA ANUNCIA INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE DO SESC NO CEARÁ