Lúcio Alcântara comenta encontro sobre Aids organizado pela ONU
Alcântara lembrou que o Brasil é considerado um modelo no combate à doença e lidera o movimento visando a ampliar o acesso das nações mais pobres aos medicamentos antivirais.
- Mas, o principal problema, a exigir solução rápida e efetiva, é o que diz respeito à propriedade intelectual, o que colocou o país em conflito de interesses comerciais com os Estados Unidos e as grandes multinacionais do ramo farmacêutico - assinalou.
Alcântara explicou que o Brasil já havia defendido e conseguido a aprovação, em maio, de uma resolução da Organização Mundial da Saúde (OMS) que define objetivos para o tratamento da Aids no mundo. Ele destacou que um dos pontos mais importantes do acordo que gerou essa resolução, negociado com os Estados Unidos e a União Européia, foi a garantia de preços diferenciados de remédios para populações carentes.
Outro ponto da resolução destacado pelo senador é que os governos devem estimular a produção de remédios genéricos e garantir a adoção do acesso aos remédios anti-Aids como direito básico do ser humano.
16/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lúcio Alcântara comenta o aumento da pobreza
Lúcio Alcântara comenta os 55 anos de existência do Sesc
LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA O COMBATE A AIDS EMPREENDIDO NO GOVERNO FHC
LÚCIO ALCÂNTARA QUER SOCIEDADE EMPENHADA NA LUTA CONTRA AIDS
Lúcio Alcântara pede continuidade da política atual de combate à Aids
LÚCIO ALCÂNTARA MANIFESTA PESAR PELA MORTE DE PROFESSOR PAULISTA