Lúcio Alcântara defende exportação para reduzir juros e dependência externa



O aumento das exportações e a diminuição do déficit da balança comercial brasileira permitirão ao governo baixar as taxas de juros, afirmou o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE). Ele avalia que uma melhor performance do país no comércio exterior diminui a necessidade de financiamento externo, condição para juros menores. O problema, salientou o senador, é que as atuais taxas impedem o aumento das exportações.

- Você não pode aumentar a exportação com o juro alto como está, com impostos em cascata e sem financiamento para o exportador. Somos um país em desenvolvimento com uma carga tributária altíssima. Isso praticamente inviabiliza a atividade empresarial, inclusive a exportadora - disse o senador.

Apesar de a atividade exportadora brasileira ter crescido mais do que a média mundial - em 2001 o Brasil teve um incremento de 6%, enquanto a média mundial caiu em 4% -, Lúcio Alcântara acredita que ainda há muito a se fazer nesta área. Neste sentido, ele elogiou a decisão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de criar uma linha de crédito emergencial para as exportações.

- À medida que aumenta as exportações e reduz o déficit na balança, o país vai depender menos da entrada de dinheiro de fora, e aí os juros podem ser diminuídos - comentou Lúcio Alcântara.



14/08/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


OSMAR FAZ PROPOSTAS PARA REDUZIR DEPENDÊNCIA EXTERNA DO PAÍS

Acordo Vale-Petrobras sobre potássio deve reduzir dependência externa de fertilizantes

LÚCIO ALCÂNTARA DEFENDE QUARENTENA PARA O NOVO PRESIDENTE DO BC

LÚCIO ALCÂNTARA DEFENDE NOVOS MECANISMOS PARA FINANCIAR SAÚDE

LÚCIO ALCÂNTARA DEFENDE RECURSOS PARA PROGRAMAS SOCIAIS E PAPEL FISCALIZADOR DO SENADO

LÚCIO ALCÂNTARA DEFENDE ENSINO PRÉ-ESCOLAR