Lúcio Alcântara ressalta importância da CPRM para aumento da produção mineral



A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - estatal responsável pelo mapeamento geológico do país - é fundamental para o incremento da produção mineral do país, avaliou o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE). Embora venha passando por um processo de reestruturação interna, informou o senador, a companhia realizou um extenso trabalho em sua área de atuação no ano passado.

Segundo o senador, evoluíram positivamente os 51 projetos de pesquisa referentes às áreas de atuação da empresa, sendo 23 de geologia, quatro de recursos minerais, 14 de recursos hídricos e dez de gestão territorial. Esses projetos cobrem temas de relevância e interesse para o desenvolvimento da indústria mineral brasileira e para a gestão de recursos hídricos e o ordenamento territorial de todas as regiões do país, comentou Alcântara, que apresentou aos senadores dados do Relatório de Atividades da CPRM em 2000.

Alcântara lembrou que a companhia atua em parcerias com outras entidades, como a Agência Nacional de Petróleo, o Departamento Nacional de Produção Mineral do Ministério de Minas e Energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica, o Ministério do Meio Ambiente e governos estaduais.

A CPRM, conforme acentuou o senador, elaborou um plano de metas para os próximos dez anos, que consiste em completar e aprofundar os mapeamentos geológicos de que o país dispõe. As medidas, na avaliação de Alcântara, são fundamentais para que progrida o setor de mineração.

- A mineração em países como Austrália, Canadá, Rússia e Estados Unidos tem relevância econômica que nós, no Brasil, ainda não incorporamos. É um setor do qual fluem materiais e insumos que acionam e estimulam inúmeros outros setores da economia - disse.

31/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA PESQUISAS DA EMBRAPA PARA PRODUÇÃO DE ALGODÃO

LÚCIO ALCÂNTARA DESTACA IMPORTÂNCIA DO SENAI

LÚCIO ALCÂNTARA DESTACA IMPORTÂNCIA DO IPHAN

Lúcio Alcântara destaca a importância de Martins Rodrigues

Lúcio Alcântara comenta o aumento da pobreza

Lúcio Alcântara é contrário ao aumento da CSLL