LÚCIO ALCÂNTARA FALA SOBRE CONTROLE SOCIAL EM CONFERÊNCIA NO CEARÁ
O controle social, na avaliação do senador, é a participação da sociedade em decisões sobre assuntos de interesse geral nas áreas de saúde, meio ambiente, educação e outras, visando a melhoria da qualidade de vida e o pleno exercício da cidadania.
- O controle social é o poder legítimo utilizado pela população para fiscalizar a ação dos governantes, indicar soluções e criar planos e políticas em todas as áreas de interesse social - disse.
A saúde publica no Brasil foi o tema no qual o senador concentrou a atenção. A Constituição de 1988, disse, estabeleceu como uma das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a participação da comunidade, dando oportunidade para a população decidir, fiscalizar e controlar os rumos da saúde pública.
Os Conselhos Municipais de Saúde, afirmou Alcântara, são os únicos órgãos controladores das atividades do SUS. Porém, acrescentou, nem sempre funcionam na prática. Alcântara disse que esses Conselhos devem procurar soluções mais democráticas em benefício da população, propondo políticas públicas, avaliando-as e controlando-as.
- A Lei pode ser favorável ao cidadão, mas a sua aplicação ainda está longe de ser razoável. A exclusão social, com a marginalização de imensas camadas da população faz com que a grande maioria dos brasileiros não tenha acesso sequer a condições dignas de vida - afirmou.
05/06/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
LÚCIO ALCÂNTARA FALA SOBRE PLANOS DE SAÚDE
LÚCIO ALCÂNTARA FALA SOBRE PORNOGRAFIA NA INTERNET
LÚCIO ALCÂNTARA FALA SOBRE DESIGUALDADES SOCIAIS À TV SENADO
Lúcio Alcântara fala sobre mercado de trabalho para deficientes físicos em entrevista
LÚCIO ALCÂNTARA DESTACA MODERNIZAÇÃO DO CEARÁ
LÚCIO ALCÂNTARA É HOMENAGEADO NA ABERTURA DA BIENAL DO CEARÁ