LÚCIO ALCÂNTARA É HOMENAGEADO NA ABERTURA DA BIENAL DO CEARÁ



O poeta Patativa do Assaré é o grande homenageado da 4ª Bienal Internacional do Livro do Ceará, que acontece até o próximo domingo, no Centro de Convenções de Fortaleza. Patativa participou da abertura do evento, na terça-feira (dia 17) à noite, falando diretamente de Assaré para a platéia da capital, que contava com a presença do senador Lúcio Alcântara (PSDB) e do governador do estado, Tasso Jereissati. A cerimônia de abertura teve ainda show do cantor cearense Raimundo Fagner, apresentações de música clássica e grupos de teatro recitando poesias de Patativa do Assaré.

Pelo incentivo à cultura no estado, Alcântara recebeu uma placa das mãos da presidente do Sindicato dos Livreiros do Ceará, Maria do Socorro Flores, em agradecimento ao incentivo dado à cultura cearense. A primeira Bienal do Livro do Ceará foi realizada em 1992, quando Alcântara era vice-governador do estado. Para Alcântara, a 4ª Bienal representa a consolidação de um projeto vitorioso do ponto de vista cultural e econômico, tendo em vista o grande público registrado.

- É um espaço para a população ler, conhecer e se informar, elevando o nível cultural, principalmente pela grande participação das crianças - afirmou o senador.

Depois de participar da abertura, Alcântara, que é presidente do Conselho Editorial do Senado, visitou o estande da Casa onde, na sexta-feira (dia 20), às 18h, participa do lançamento dos livros Dom Helder, o mensageiro da paz, organizado pelo Padre Caramuru, e Discurso autoritário de Cairu, de João Alfredo Montenegro. Na ocasião, Alcântara também vai entregar exemplares da Constituição Estadual do Ceará em braile a representantes de instituições de deficientes visuais.

- A participação do Senado é importante, por oferecer obras de grande valor cultural, sem competir, do ponto de vista comercial, com as demais editoras, já que oferece obras que o editor comum não se interessaria em oferecer - disse.

PROFESSORES

O primeiro dia de visitação ao estande do Senado foi marcado pela presença dos professores, em busca de informações sobre os trabalhos da Casa. Antes da bienal, a diretora da Biblioteca, Simone Bastos Vieira, enviou correspondência aos diretores de 668 escolas estaduais informando que o Senado estaria presente à feira, distribuindo um kit aos professores, composto pelo livro O Senado na história do Brasil, a cartilha Jovem cidadão e uma publicação sobre como são feitas as leis. No estande, os professores ainda fizeram assinaturas do Jornal do Senado para suas escolas, gratuitamente.

Acompanhada da coordenadora pedagógica, Ângela Maria Eduardo Bezerra, Maria Vânia Cavalcante, diretora da Escola Estadual Joaquim de Menezes, de ensino fundamental, afirmou que não esperava encontrar o estande do Senado, mas ficou feliz por receber o convite da Comissão das Feiras de Livro do Senado e o kit preparado para os professores.

A participação da Casa em feiras do livro é uma iniciativa do primeiro secretário, senador Ronaldo Cunha Lima (PMDB-PB), que, em 1996, constituiu uma comissão composta por diversos órgãos do Senado para divulgar a instituição nesses eventos.

18/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


LÚCIO ALCÂNTARA HOMENAGEIA ARQUITETO PREMIADO EM BIENAL

Lúcio Alcântara recebe homenagem durante a Bienal de São Paulo

Senado lança três livros na abertura da Bienal do Ceará

LÚCIO ALCÂNTARA DESTACA MODERNIZAÇÃO DO CEARÁ

LÚCIO ALCÂNTARA COMEMORA VOLTA DO ALGODÃO AO CEARÁ

LÚCIO ALCÂNTARA ANUNCIA AGÊNCIA REGULADORA NO CEARÁ