Lúcio Costa
Lúcio Costa nasceu em Toulon, na França, em 1902. Em 1918, após a volta da família ao Brasil, é matriculado pelo pai na Escola Nacional de Belas Artes, onde se formou em Arquitetura, quatro anos depois.
Em 1935, o então ministro da Educação Gustavo Capanema solicita ao arquiteto a elaboração de um projeto para o prédio do Ministério de Educação e Saúde. A construção, inaugurada em 1945, foi considerada pelo próprio Lúcio Costa “o marco definitivo da nova arquitetura brasileira”.
Em 1957, vence o concurso para o projeto do Plano Piloto de Brasília que, em 1987, é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Em 1987, Lúcio Costa escreve o documento “Brasília Revisitada”, que define diretrizes para o desenvolvimento de Brasília. Apresentou a proposta das “Quadras Econômicas” no Entorno do Plano Piloto de Brasília.
Em 1992 é inaugurado o espaço Lúcio Costa, projeto de Oscar Niemeyer, nas Praças dos Três Poderes, em Brasília. Morre em 13 de junho de 1998, no Rio de Janeiro.
“Com Brasília se comprova o que vem ocorrendo em vários setores das nossas atividades; já não exportamos apenas café, açúcar, cacau... damos também um pouco de comer à cultura universal”.
30/07/2010 16:23
Artigos Relacionados
Espaço Lúcio Costa
Espaço Lúcio Costa
Távola saúda o centenário de Lúcio Costa
ARRUDA DESTACA PAPEL DE LÚCIO COSTA
Rádio Senado homenageia Lúcio Costa com reportagem especial
BRASIL NÃO FEZ JUSTIÇA A LÚCIO COSTA, LAMENTA ARTUR DA TÁVOLA