Távola saúda o centenário de Lúcio Costa



Em nome do governo, o senador Artur da Távola (PSDB-RJ) saudou nesta quarta-feira (27) o centenário do urbanista Lúcio Costa, e pediu a transcrição nos Anais do Senado do caderno especial editado pelo jornal Correio Braziliense em homenagem ao arquiteto. O senador também lamentou que o criador de Brasília não seja tão lembrado como deveria.

- Poucas pessoas analisam o conteúdo profundo da concepção de Brasília, que é o aspecto mais significativo da obra de Lúcio Costa nesta cidade - disse o senador.

Artur da Távola destacou o "sentido de integração social" decorrente da organização urbanística de Brasília, ressaltando que a cidade tem uma das melhores relações, no mundo, entre espaço verde e área construída.

O senador mencionou ainda o espírito de cidadania que se desenvolveu em Brasília, observando que embora seja fruto do bom nível cultural da população, não deixa de ter influência do plano urbanístico. Ele citou como exemplo o respeito dos motoristas brasilienses à faixa de pedestres, o que não ocorre em outras cidades.

Artur da Távola observou que o modo de vida brasiliense é hoje um patrimônio da humanidade; "é a concepção de vida de uma cidade criada para um mundo sem distâncias sociais significativas, de integração entre seus vários segmentos". Para o senador, em Brasília surgiu, nesses anos, uma visão de mundo que merece a reflexão de todos, "e isso se deve ao gênio de Lúcio Costa".



27/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


BRASIL NÃO FEZ JUSTIÇA A LÚCIO COSTA, LAMENTA ARTUR DA TÁVOLA

ARTUR DA TÁVOLA LEMBRA CENTENÁRIO DE CÂMARA CASCUDO

Artur da Távola homenageia centenário de nascimento de Cecília Meireles

LÚCIO ALCÂNTARA REGISTRA CENTENÁRIO DE PRESTES E TÁVORA

LÚCIO ALCÂNTARA HOMENAGEIA CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE GUSTAVO CAPANEMA

LÚCIO ALCÂNTARA SAÚDA LANÇAMENTO DO PPA