LÚCIO: "ELEITORES AVALIAM MELHOR OS CANDIDATOS"



Com o segundo turno, os "eleitores avaliam melhor os candidatos", sustentou o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), para quem esse mecanismo instituído pela Constituinte de 88 "promoveuum aprimoramento democrático" no país.

- Além de tudo, pode haver um problema jurídico, pois a Constituição determina que a lei eleitoral deve ser votada um ano antes do pleito, mas silencia no caso de emenda constitucional - ponderou.

Lúcio Alcântara disse que, sem o segundo turno, poderemos ter prefeitos e governadores eleitos "com apenas 20% ou 30%" dos votos e, com isso, hásempre quem questione a legitimidade de um executivo eleito em tal situação.

O argumento de que segundo turno pode possibilitar corrupção, com candidatos derrotados vendendo apoio em segundo turno, não tem sentido, na opinião de Alcântara. "Corrupção eleitoral independe de segundo turno."

- Voto contra a emenda que acaba com o segundo turno agora ou depois. Não me alinho entre os que admitem acabar com o segundo turno mais tarde - frisou.



21/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo pede a eleitores que examinem o passado dos candidatos

Eleitores podem vir a saber que candidatos respondem a processos judiciais

Projeto de Lúcio Alcântara obriga propaganda de candidatos a vice e suplentes

SP lança programa de aprimoramento de educadores “Melhor Gestão, Melhor Ensino”

Principais dúvidas dos eleitores

Principais dúvidas dos eleitores