Projeto de Lúcio Alcântara obriga propaganda de candidatos a vice e suplentes



A propaganda eleitoral dos candidatos a presidente da República, governador, prefeito e senador deverá conter referência aos respectivos candidatos a vice e a suplentes. É o que determina projeto do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) aprovado em agosto do ano passado pelo Senado e que aguarda votação na Câmara dos Deputados.

A regra, caso se transforme em lei, não será aplicada nas eleições de 6 de outubro, uma vez que mudanças na legislação eleitoral devem ser editadas com a antecedência mínima de um ano. O projeto prevê multa de mil a 10 mil Ufirs para quem desrespeitar a obrigação.

- O eleitor não tem hoje garantido o seu direito de saber quem são os candidatos a vice e a suplentes de senador. Ocorre que, em razão de vacância do cargo ainda no começo do mandato, alguns vices de chefes de Poder Executivo ou suplentes de senador assumem a condição de titulares, exercendo anos de mandato sem que na campanha eleitoral seus nomes tenham sequer sido mencionados - disse o senador. A regulamentação da proposta ficaria a cargo do Tribunal Superior Eleitoral.



07/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


PROJETO DE LÚCIO ALCÂNTARA PROPÕE ACESSO ÀS INFORMAÇÕES DA CPI

PROJETO DE LÚCIO ALCÂNTARA DEFINE ALIMENTOS FUNCIONAIS

PROJETO DE LÚCIO ALCÂNTARA COMPATIBILIZA PENAS CONTRA GRAMPO

Projeto quer dividir de maneira equitativa tempo da propaganda para candidatos ao Senado

LÚCIO ALCÂNTARA QUER APOIO PARA PROJETO SOBRE ALIMENTO FUNCIONAL

Projeto de Lúcio Alcântara tenta preservar receita de ICMS sobre a energia elétrica