Lúcio quer estabelecer limite para dívida da União e defende acordo com FMI



O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), quer aprovar logo no reinício dos trabalhos parlamentares, em agosto, uma resolução que limite a possibilidade de endividamento da União. O senador explicou que o endividamento de estados e municípios já foi aprovado, com base em um percentual da arrecadação, e no caso da União o patamar da dívida será aprovado para ter efeito já no Orçamento Geral da União de 2003.

O relator do projeto de resolução será o próprio Lúcio Alcântara, que pretende debater o assunto inclusive com o governo, antes de estabelecer um patamar mínimo para a dívida. Lúcio Alcântara defendeu também a idéia de que o presidente do Banco Central, Armínio Fraga, coordene um acordo com o Fundo Monetário Internacional que tenha a participação e a aprovação de todos os candidatos a presidente:

- Acho que seria excelente para o país, iria garantir uma transição sem grandes sustos e permitiria ao próximo presidente da República, seja quem for, iniciar o governo dentro da tranqüilidade possível neste período tão conturbado da economia mundial.

O presidente da CAE acredita que possa estar havendo uma mudança de posição do governo George W. Bush em relação à América Latina, com a anunciada visita ao Brasil e à Argentina do secretário do Tesouro Paul O"Neill e ao Brasil da vice-diretora do Fundo Monetário Internacional, Anne Krueger:

- Espero que sim. Minha esperança é que se esteja dando conta de que o aprofundamento da crise da Argentina, somada a uma eventual crise brasileira e de todo o Mercosul, vai ser ruim para o mundo todo. O problema do Brasil hoje, além da instabilidade artificial criada com a eleição, é que o próprio sistema capitalista mundial, principalmente seu principal baluarte, os Estados Unidos, está numa crise que anuncia até uma recessão mundial, com os escândalos de maquiagem de balanços, de lucros fictícios e outras demonstrações de fraqueza.



23/07/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcio quer estabelecer limite para dívida da União e defende acordo com FMI

Hélio Costa quer revisão urgente do acordo da dívida de Minas com a União

Saturnino quer limite para pagamento de dívida

União assina acordo para pagamento de dívida com companhia de energia elétrica do RS

Acordo com União Europeia vai acabar com limite de voos semanais em 2014

Rollemberg quer ampliar limite da dívida de estados e municípios