Hélio Costa quer revisão urgente do acordo da dívida de Minas com a União



Em prestação de contas de seu mandato como senador, Hélio Costa (PMDB-MG) afirmou nesta segunda-feira (15) que tem dado prioridade à revisão urgente do acordo de pagamento da dívida de Minas Gerais com a União. O contrato firmado pelo estado com o governo passado tem estrangulado a capacidade de investimento de Minas e comprometido a qualidade de vida do povo mineiro, afirmou.

De acordo com o senador, dos R$ 160 milhões que Minas Gerais recebe em repasses tributários constitucionais, R$ 140 milhões voltam para a União para o pagamento da dívida.

Hélio Costa questionou também o fato de os juros da dívida de Minas terem sido calculados em patamares mais altos do que os de outros estados. Enquanto Minas paga em torno de 7,5% de juros ao ano, há estados que pagam 6%, afirmou.

Preocupado com o endividamento do estado que representa, o senador disse que apresentou proposta que tramita na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e estabelece a redução de 13% para 5% o comprometimento da receita dos estados com o pagamento de sua dívida com a União.

Hélio Costa mencionou também ter apresentado emendas à reforma tributária em favor dos municípios. Dentre elas, ele citou a ampliação de 22,5% para 27,5% da parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) sobre a arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Como vice-presidente da Comissão de Educação (CE), Hélio Costa fez um relato de sua atuação na comissão, destacando suas propostas para a educação. Ele lembrou que um de seus projetos em exame na CE introduz o leite fluido e pasteurizado na merenda escolar; outro, propõe a criação de bolsas de estudo para assegurar o acesso de alunos carentes ao ensino superior.



15/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hélio Costa questiona dívida de Minas com a União e apresenta proposta

Hélio Costa quer garantir inclusão de Minas no Fundo de Desenvolvimento Regional

Hélio Costa quer reduzir comprometimento da receita dos estados com pagamento da dívida

Hélio Costa quer ouvir ministro da Defesa sobre acordo para uso comercial da Base de Alcântara

Hélio Costa quer que José Alencar exponha termos de acordo entre Brasil e Estados Unidos

Hélio Costa vai propor revisão da Lei Kandir