LÚDIO ALERTA GOVERNO PARA IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA



O senador Lúdio Coelho (PSDB-MS) alertou, em discurso nesta sexta-feira (dia 4), para a importância de o governo incentivar a agricultura. Ele destacou que países como os da Europa e dos Estados Unidos subsidiam o setor, enquanto no Brasil, o governo pratica as taxas de juros "mais altas do mundo", não oferece infra-estrutura e ainda toma outras medidas que impedem o desenvolvimento da agropecuária.
- Os produtores brasileiros têm alta capacidade, mas têm condições precárias para produzir. Ainda assim, a agropecuária tem participado enormemente da balança de pagamentos do país. O que está acontecendo com essa política do presidente Fernando Henrique Cardoso é que ele está querendo privatizar o país e estatizar o campo - afirmou.
Lúdio também reclamou da Medida Provisória que determina que as propriedades rurais acima de 10 mil hectares, situadas na faixa de 150 quilômetros da fronteira, estão passíveis de desapropriação, caso não estejam com documentação regularizada. Para o senador, essa medida penaliza os produtores, cujos antecessores ocuparam as fronteiras há mais de um século, assegurando a presença nacional na região.
- Agora, o ministro (Raul Jungman, da Política Fundiária) baixa a medida para que propriedades passem por esse levantamento, sob a alegação de irregularidades. Caberia ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) ver as propriedades com problemas e ajudar na regularização, em vez de tornar os registros inexistentes - ponderou.
Segundo o senador, na globalização assiste-se à fusão de grandes empresas com o objetivo de reduzir custos. Mas com a agricultura e a pecuária no Brasil, continuou, o tratamento é diferente: "na agricultura, não se pode ser grande".
- Não sei qual o raciocínio. É preciso ter produção grande para reduzir custos. Mas na agropecuária, as medidas todas são tomadas em sentido contrário - criticou.
Em aparte, o senador Edison Lobão (PFL-MA) defendeu que o país adote uma cultura de defesa da agricultura, como existe nos EUA. "Estamos negligenciando um setor que é de fundametal importância para a nossa economia, que pode ser a grande avenida para o desenvolvimeto do país", disse.

04/02/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


LÚDIO COELHO ALERTA PARA GRAVIDADE DA SITUAÇÃO NO CAMPO

Para Lúdio, agricultura deu grande contribuição à economia nos últimos anos

LÚDIO CONCLAMA FERNANDO HENRIQUE A DAR MAIS ATENÇÃO À AGRICULTURA NO PAÍS

TIÃO VIANA ALERTA PARA IMPORTÂNCIA DA ÁGUA

Delcídio Amaral alerta para importância da reforma do ICMS

Pesquisador alerta para importância da qualidade do investimento em educação